O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, vai representar o Brasil na posse de Javier Milei como presidente da Argentina. A decisão do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi divulgada na terça-feira (5) pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Lula havia sido convidado a cerimônia de posse desde o dia 26 de novembro durante encontro dos chanceleres, Mauro Vieira e Diana Mondino, do Brasil e da Argentina.
O pronunciamento do presidente pode ser visto como resposta as diversas críticas feitas a Lula por Milei, chamando o presidente brasileiro de “corrupto”, além da promessa de por um fim nas relações com Brasil, incluindo a retirada do país na Mercosul e no Brics.
Lula, não comentou o resultado da eleição quando divulgado, apenas cumprimentou a Argentina. Porém, o mesmo ressalta a relevância da parceria comercial entre ambos países.
ENTENDA A PARCERIA
A Argentina é o principal parceiro econômico do Brasil na América do Sul e o principal parceiro comercial do Brasil no mundo, perdendo apenas para parceria entre EUA e China.
As negociações econômicas entre ambos países, em 2023, somam ao todo US$ 14,9 bilhões, o que equivale a 5,3% de todas as exportações brasileiras neste período.
Entre os produtos mais exportados estão as partes e acessórios de veículos automotivos, energia elétrica e minério de ferro e seus concentrados.
Relacionados
Ameaçado de cassação, deputado bolsonarista se desculpa por desejar morte de Lula
Gilvan da Federal se retratou após AGU pedir investigação à PF e sofre críticas de aliados
‘Ovo político’: mudança climática, inflação e vendas aos EUA criam desafio para Lula
Exportação de ovos brasileiros para os EUA quase dobrou em um ano, enquanto preço do alimento disparou nos dois países
Deputado que desejou morte de Lula vai ser investigado pela Polícia Federal
'Quero que morra', disse deputado sobre Lula