O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, vai representar o Brasil na posse de Javier Milei como presidente da Argentina. A decisão do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi divulgada na terça-feira (5) pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Lula havia sido convidado a cerimônia de posse desde o dia 26 de novembro durante encontro dos chanceleres, Mauro Vieira e Diana Mondino, do Brasil e da Argentina.
O pronunciamento do presidente pode ser visto como resposta as diversas críticas feitas a Lula por Milei, chamando o presidente brasileiro de “corrupto”, além da promessa de por um fim nas relações com Brasil, incluindo a retirada do país na Mercosul e no Brics.
Lula, não comentou o resultado da eleição quando divulgado, apenas cumprimentou a Argentina. Porém, o mesmo ressalta a relevância da parceria comercial entre ambos países.
ENTENDA A PARCERIA
A Argentina é o principal parceiro econômico do Brasil na América do Sul e o principal parceiro comercial do Brasil no mundo, perdendo apenas para parceria entre EUA e China.
As negociações econômicas entre ambos países, em 2023, somam ao todo US$ 14,9 bilhões, o que equivale a 5,3% de todas as exportações brasileiras neste período.
Entre os produtos mais exportados estão as partes e acessórios de veículos automotivos, energia elétrica e minério de ferro e seus concentrados.
Deixe um comentário