Por Alex Rodrigues – Agência Brasil
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu, nesta quinta-feira (19), a proposta do governo federal de promover mudanças nas regras do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), incluindo o aumento das alíquotas cobradas atualmente.
“O IOF do Haddad [ministro da Fazenda], não tem nada demais”, disse Lula ao participar do podcast Mano a Mano, apresentado pelo músico e compositor Mano Brown e pela jornalista Semayat Oliveira, e disponibilizado nesta quinta-feira (19).
“O Haddad quer que as bets paguem [mais] imposto de renda; que as fintechs paguem; que os bancos paguem. Só um pouquinho, para a gente poder fazer a compensação, porque toda vez que a gente vai ultrapassar o arcabouço fiscal, temos que cortar no Orçamento”, acrescentou o presidente, admitindo que o aumento do IOF “é um pouco para fazer esta compensação” e evitar cortes orçamentários.

Congresso Nacional aprovou a urgência para a tramitação do projeto legislativo, Lula defendeu aumento do IOF em podcast (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil)
Resistência do Congresso
As declarações do presidente Lula ocorrem em meio à forte resistência do Congresso Nacional a alterações no IOF. Na última segunda-feira (16), a Câmara dos Deputados aprovou, por 346 votos a 97, a urgência para a tramitação do projeto legislativo (PDL 314/25) que trata da possível suspensão dos efeitos do recente decreto do governo federal sobre mudanças nas regras do IOF.
“A gente quer fazer justiça tributária. Queremos que as pessoas que ganham mais, paguem mais [impostos]. Que quem ganha menos, pague menos. E que as pessoas vulneráveis não paguem impostos”, declarou o presidente.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Em meio a tentativa de chantagem tarifária, Lula diz que vai ‘levar jabuticaba’ a Trump
Em tom de brincadeira, presidente brasileiro defendeu união e relação diplomática
Lula prepara ofensiva para dialogar com empresários e expor Bolsonaro como pai do tarifaço
Plano do ministro Sidônio Palmeira, da Secom, prevê que Lula conceda mais entrevistas
Lula diz que Brasil protegerá povo e empresas após tarifa de Trump
Declaração de Lula deste sábado mantém o tom firme adotado desde o início da crise