ICL Notícias
País

Lula divulga mensagem sobre morte do papa e decreta 7 dias de luto no país

"Jorge Bergoglio buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio", escreveu Lula
21/04/2025 | 10h24
carregando áudio...
00:00 / 00:00
1x

O presidente Lula usou as redes sociais para comentar a morte do Papa Francisco. Em nota, ele decretou luto de sete dias no Brasil e afirmou que a humanidade perdeu uma voz de respeito e acolhimento.

A íntegra da mensagem:

“A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos.

Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o argentino Jorge Bergoglio buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia. E a compreensão de que somos todos iguais, vivendo em uma mesma casa, o nosso planeta, que precisa urgentemente dos nossos cuidados.

Com sua simplicidade, coragem e empatia, Francisco trouxe ao Vaticano o tema das mudanças climáticas. Criticou vigorosamente os modelos econômicos que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças. Mostrou que esse mesmo modelo é que gera desigualdade entre países e pessoas. E sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito.

Nas vezes em que eu e Janja fomos abençoados com a oportunidade de encontrar o Papa Francisco e de sermos recebidos por ele com muito carinho, pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará.

Que Deus conforte os que hoje, em todos os lugares do mundo, sofrem a dor dessa enorme perda. Em sua memória e em homenagem à sua obra, decreto luto de sete dias no Brasil. O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações”.

Também a ex-presidente Dilma Rousseff, atual preidente do Banco dos Brics, emitiu nota de pesar:

Condolências pela passagem de sua Santidade Papa Francisco

Com profunda tristeza recebo a notícia do falecimento do Papa Francisco.

A partida de sua Santidade marca o fim de um dos pontificados mais humanistas, corajosos e inspiradores da história recente. Papa Francisco, filho das Américas, trouxe para o trono de Pedro a linguagem do cuidado, da simplicidade e da esperança.

Sua voz firme em defesa dos pobres, da justiça social, da fraternidade entre os povos e do cuidado com a Casa Comum ecoou em todos os cantos do mundo. Em tempos marcados por desigualdades, crises ambientais e conflitos, Francisco foi presença de luz — capaz de unir fé e razão, espiritualidade e ação, oração e ternura.

Pessoalmente, sempre me emocionei com sua capacidade de escuta, seu olhar sereno, suas palavras desarmadas. Francisco devolveu ao mundo a beleza da misericórdia.

Neste momento de luto:

À sua família, expresso meus mais sinceros sentimentos. A dor da ausência convive com a gratidão por uma vida que iluminou tantas outras.

O Papa Francisco foi um lider exemplar — humilde e ousado em seu amor pelos mais frágeis.

Ao povo argentino, que viu nascer e crescer esse homem que se tornou um líder global, ofereço um abraço fraterno. Seu filho mais universal será lembrado com orgulho por gerações.

E aos milhões de pessoas ao redor do mundo — de todas as religioes, línguas, cores, condições e fronteiras — que encontraram em Francisco uma palavra de consolo, um gesto de solidariedade ou um impulso de esperança, compartilho a imensa tristeza.

Hoje, o mundo perde um líder espiritual. Eu me despeço de um exemplo de humanidade.

Descanse em paz, Papa Francisco”.

Relacionados

Carregar Comentários

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail