O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, segundo informações divulgadas pelo próprio governo, conversou hoje por telefone com o presidente russo Vladimir Putin. De acordo com o comunicado, eles trataram dos conflitos no Oriente Médio e na Ucrânia.
Em nota sobre a ligação, o governo informou que Lula falou a Putin sobre a situação dos brasileiros em Gaza e reiterou a urgência de se criar de corredor humanitário que permita a saída dos estrangeiros e a entrada de remédios, água e alimentos.
Os dois presidentes concordaram quanto à necessidade de que cessem os bombardeios na Faixa de Gaza e de imediata libertação dos reféns, diz o comunicado do Palácio Alvorada.
Ambos, também, saudaram a iniciativa do Egito de fazer reunião sobre o tema no Cairo, no último sábado (21). Diz o texto que Putin comentou a proposta brasileira no Conselho de Segurança da ONU, que nao foi vetada pela Rússia, mas sim pelos Estados Unidos.
Putin também lamentou que, após tantas décadas, não tenha sido encontrada solução para a criação do Estado Palestino.
Sobre o conflito com a Ucrânia o presidente Lula reafirmou a disposição do Brasil para ajudar em qualquer mediação quando os lados envolvidos estiverem dispostos a falar de paz.
Relacionados
Presidente da Colômbia pede reflexão sobre genocídio dos palestinos em curso na Páscoa
Ataques aéreos israelenses atingiram cerca de 40 alvos em Gaza no último dia, sendo a maioria crianças e em campos de deslocados
PF toma depoimento de atual diretor-geral da Abin decidida a indiciá-lo
Inquérito apura o suposto uso ilegal do órgão durante o governo de Jair Bolsonaro (PL)
Ameaçado de cassação, deputado bolsonarista se desculpa por desejar morte de Lula
Gilvan da Federal se retratou após AGU pedir investigação à PF e sofre críticas de aliados