ICL Notícias

Lula, sobre Musk: ‘Não é porque ele tem dinheiro que pode fazer o que quiser’

Lula afirmou que todo e qualquer cidadão está subordinado à Constituição e às leis brasileiras
30/08/2024 | 09h44

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou, em entrevista à uma rádio da Paraíba nesta sexta-feira (30), sobre as questões envolvendo o bilionário Elon Musk, dono da rede social “X” (antigo Twitter), no país. Musk não indicou representante legal da plataforma no Brasil dentro do prazo dado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na entrevista, Lula afirmou que todo e qualquer cidadão está subordinado à Constituição e às leis brasileiras. Para o presidente, Musk tem que aceitar as regras do país e cumpri-las.

“Todo cidadão que investe no Brasil está submetido à legislação e à Constituição brasileiras. Não é porque ele tem dinheiro que pode fazer o que quiser. Deve aceitar as regras do país e respeitar a decisão da Suprema Corte. Este não é um país com complexo de vira-lata”, disse Lula.

“Ou cumpre ou terá que tomar outra atitude. Ele [Musk] não pode ficar ofendendo. Ele pensa que é o que? Ele tem que respeitar. Ele tem que aceitar as regras e acatar”, comentou o presidente em entrevista à rádio MaisPB.

“Ele [Musk] não pode ficar ofendendo”, disse, ao citar as instituições do país. “Ele pensa que é o quê? Ele tem que respeitar a decisão da Suprema Corte brasileira.Esse cara tem que aceitar as regras deste país e, se este país tomou uma decisão através da Suprema Corte, tem que acatar. Se vale pra mim, vale para ele”, concluiu.

Musk

Elon Musk manda recado a Alexandre de Moraes Musk

A expectativa, agora, é que Alexandre de Moraes determine a suspensão do X, como indicado na intimação inicial

A rede social “X”, de Musk, afirmou na noite da última quinta-feira (29) que não cumprirá ordens do ministro Alexandre de Moraes, do STF, e disse esperar ser bloqueada no Brasil. Moraes determinou que a rede social indicasse um novo representante legal no país em um prazo de 24 horas, que terminou às 20h07 de ontem.

“Quando tentamos nos defender no tribunal, o ministro ameaçou prender nossa representante legal no Brasil. Mesmo após sua renúncia, ele congelou todas as suas contas bancárias. Nossas contestações contra suas ações manifestamente ilegais foram rejeitadas ou ignoradas. Os colegas do ministro Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal estão ou impossibilitados de ou não querem enfrentá-lo”, disse o X.

A expectativa, agora, é que Alexandre de Moraes determine a suspensão do X, como indicado na intimação inicial. Moraes também decidiu bloquear as contas da empresa Starlink, de Musk, no Brasil, como uma forma de cobrar multas aplicadas contra o X por descumprir decisão judicial.

A decisão de Moraes aconteceu após sucessivos descumprimentos de determinações do ministro. Entre elas, a que determinou o bloqueio do perfil do senador Marcos do Val (Podemos-ES) e de outros investigados.

 

SAIBA MAIS:

BILIONÁRIO FORA DA LEI

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail