O encontro e a agenda de Lula com Macron produziu um interessante movimento nas redes sociais. As fotos não geraram apenas memes, como também produziram conexões com agrupamentos que não debatiam o nome de Lula a um considerável tempo.
Enquanto as principais publicações bolsonaristas sobre Lula entre os 20 tweets com maior engajamento no período geraram 400 mil visualizações, as publicações em destaque com Lula e Macron geraram uma média de 860 mil visualizações. O que difere os dois temas está nos clusters que os abordam: enquanto o encontro de Lula e Macron apresenta forte caráter viral, a abordagem bolsonarista fica restrita ao próprio bolsonarismo.
O peso da pauta (Macron e Lula) não é ignorado pelo bolsonarismo, que passa a explorá-la em plataformas como Instagram e Facebook: 36% das interações sobre o tema no Instagram/Facebook partem de canais bolsonaristas que se “rendem” ao tema. No entanto, a maior parte das interações partem de canais de imprensa que repercutem a agenda (49% das interações). Ao analisarmos os comentários sobre o tema em perfis de imprensa no Instagram/ Facebook, o resultado é extremamente positivo para o governo: 93% dos comentários são positivos e apenas 2% fazem algum tipo de crítica ao encontro.
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