ICL Notícias
Pedro Barciela

Autor no blog Essa Tal Rede Social, estuda e atua na área de monitoramento e análise de redes sociais com foco em política e campanhas eleitorais.

Lula e Macron: para além de memes, fotos pautam debate nas redes

Encontro entre líderes pauta debate nas redes sociais e representa um "respiro" para Lula
30 de março de 2024

O encontro e a agenda de Lula com Macron produziu um interessante movimento nas redes sociais. As fotos não geraram apenas memes, como também produziram conexões com agrupamentos que não debatiam o nome de Lula a um considerável tempo.

Enquanto as principais publicações bolsonaristas sobre Lula entre os 20 tweets com maior engajamento no período geraram 400 mil visualizações, as publicações em destaque com Lula e Macron geraram uma média de 860 mil visualizações. O que difere os dois temas está nos clusters que os abordam: enquanto o encontro de Lula e Macron apresenta forte caráter viral, a abordagem bolsonarista fica restrita ao próprio bolsonarismo.

Entre as 100+ publicações citando Lula e Macron no Instagram/ Facebook, imprensa e bolsonaristas geraram o maior volume de interações. Governistas e não-polarizados também estiveram presentes, mas com volume bem abaixo de interações

O peso da pauta (Macron e Lula) não é ignorado pelo bolsonarismo, que passa a explorá-la em plataformas como Instagram e Facebook: 36% das interações sobre o tema no Instagram/Facebook partem de canais bolsonaristas que se “rendem” ao tema. No entanto, a maior parte das interações partem de canais de imprensa que repercutem a agenda (49% das interações). Ao analisarmos os comentários sobre o tema em perfis de imprensa no Instagram/ Facebook, o resultado é extremamente positivo para o governo: 93% dos comentários são positivos e apenas 2% fazem algum tipo de crítica ao encontro.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail