ICL Notícias
Internacional

Lula parabeniza Trump pela vitória: ‘Democracia deve ser respeitada’

Donald Trump, candidato do Partido Republicano, foi considerado eleito presidente dos Estados Unidos na manhã desta quarta
06/11/2024 | 10h03

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou, na manhã desta quarta-feira (6), através das rede social “X”, sobre o resultado das eleições dos Estados Unidos. Lula parabenizou o presidente eleito dos EUA, Donald Trump.

Lula afirmou, ainda, que a democracia “deve ser respeitada” e desejou sorte ao republicano.

“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, publicou Lula.

Donald Trump, candidato do Partido Republicano, foi considerado eleito presidente dos Estados Unidos, por volta das 7h35 desta quarta-feira (6), derrotando a atual vice-presidente Kamala Harris, candidata do Partido Democrata.

O pesadelo autoritário: o possível retorno de Donald Trump à Casa Branca

Donald Trump, candidato do Partido Republicano, foi considerado eleito presidente dos Estados Unidos na manhã desta quarta.

Conforme projeção da Associated Press, Trump garantiu votos suficientes para um novo mandato como presidente dos Estados Unidos. O resultado foi anunciado após ser atingida uma margem segura de votos em que não é mais possível que ele seja superado por Kamala. A apuração dos votos ainda não foi finalizada.

Lula declarou torcida por Kamala Harris

Na última semana, em entrevista a um canal de televisão da França (TF1), Lula declarou apoio à candidatura da democrata Kamala Harris. O o presidente brasileiro disse que a vitória de Kamala era um caminho mais seguro para o fortalecimento da democracia no mundo e que torcia por ela.

“A Kamala ganhando as eleições é muito mais seguro para a gente fortalecer a democracia nos EUA. Nós vimos o que foi o presidente Trump no final do seu mandato, fazendo aquele ataque ao Capitólio, uma coisa que era impensável de acontecer nos EUA, porque os EUA se apresentavam ao mundo como um modelo de democracia. Esse modelo ruiu”, disse Lula, na ocasião.

SAIBA MAIS:

PROMESSAS DE TRUMP: 12 propostas de governo do republicano

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail