O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), a reedição de um programa de incentivo à compra de eletrodomésticos da linha branca, como geladeira e máquina de lavar, e de televisões. Lula deu a declaração durante cerimônia de condecoração de cientistas e pesquisadores no Palácio do Planalto.
Antes de se dirigir a Alckmin, Lula citou o programa que conferiu desconto em carros zero quilômetro, que foi encerrado na semana passada, com a venda de cerca de 125 mil automóveis.
Em 2009, durante o seu segundo mandato como presidente, Lula lançou um programa que reduziu o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre itens da linha branca.
O debate sobre a redução do imposto é antigo no Brasil e deve ser feito como medida indutora de crescimento e não como política para segurar preços.
Na sequência, o presidente se dirigiu à ministra do Planejamento, Simone Tebet, pedindo que ela “abra a mão um pouquinho”, para o governo poder “facilitar a vida do povo que quer ter acesso” aos produtos.
O presidente ponderou, no entanto, que o povo tem de consumir de “forma responsável”. “Ninguém pode gastar o que não tem”, afirmou.
Segundo Lula, nos próximos dias, o governo deve lançar oficialmente o Desenrola, programa de renegociação de dívidas de pessoas físicas que tem o objetivo de aquecer o consumo no país.
Na cerimônia em que falou do programa para linha branca, Lula homenageia pesquisadores e entidades perseguidos pelo governo Bolsonaro
Após a cerimônia, Simone Tebet foi perguntada se é possível oferecer descontos em produtos da linha branca. “Calma, calma”, afirmou a ministra, segundo a reportagem do G1. Tebet disse que o tema não estava em discussão no governo, e que a questão deve ser tratada pelo vice-presidente.
Na cerimônia, Lula condecorou pesquisadores e entidades com a Ordem Nacional do Mérito Científico. Entre os homenageados, estão pesquisadores que tiveram a condecoração retirada, em 2021, pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) em razão de trabalhos que contrariaram posições do governo. Entre elas, Adele Benzaken, demitida do cargo de diretora do Departamento HIV/Aids no Ministério da Saúde, após publicar cartilha sobre a prevenção de doenças para homens trans.
Também foi homenageado Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda, responsável por um dos primeiros estudos que apontaram a ineficácia da cloroquina no tratamento da Covid-19, medicamento propagandeado pelo ex-presidente Bolsonaro. Ele publicou que a cloroquina não combate a Covid.
Lula afirmou na cerimônia, segundo a reportagem publicada no G1, que “basta de testemunhar pesquisadores, como Ricardo Galvão, perdendo seus cargos porque mostravam aquilo que os satélites registravam”. Segundo Lula, “todos podiam ver que, nos últimos anos, a Amazônia estava sendo degradada a um ritmo cada vez maior”.
Redação ICL Economia
Com informações do G1 e das agências de notícias
Deixe um comentário