Por Renato Machado
(Folhapress) — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu no início da tarde desta terça-feira (29) o prefeito eleito de Fortaleza (CE), Evandro Leitão (PT), o único petista a vencer a eleição para comandar uma capital brasileira.
Acompanhavam o prefeito eleito seus aliados no Ceará, como o ministro Camilo Santana (Educação), o governador cearense Elmano de Freitas (CE) e o senador Cid Gomes (PSB-CE).
O encontro no Palácio do Planalto não estava previsto na agenda oficial do presidente e durou cerca de 20 minutos.

Lula ao lado de Evandro Leitão (PT) durante a campanha pela prefeitura de Fortaleza (Foto: divulgação/PT)
Campanha por Fortaleza
Evandro Leitão venceu o bolsonarista André Fernandes (PL) no segundo turno das eleições municipais de Fortaleza. A vitória se deu por uma diferença de apenas 10.838 votos. O petista obteve 50,38% dos votos válidos (716.133 no total) ante 49,62% do bolsonarista (705.295).
Fortaleza foi a primeira vitória petista em capitais brasileiras desde 2016. No entanto, nas palavras do ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), o partido “ainda não saiu do Z4 [zona do rebaixamento] que entrou em 2016 nas eleições municipais”.
A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), por sua vez, mostrou incômodo com a avaliação de integrantes do governo que contabilizam as vitórias do centrão como sendo da gestão Lula, apenas por integrarem a base governista e cobrou apoio para as eleições presidencial e estaduais de 2026.
“Espero que a vitória dos partidos que compõem a base, que está sendo computada como vitória do governo, possa se traduzir em apoio em 2026, para além do que já havia em 2022”, disse Gleisi.
SAIBA MAIS:
Evandro Leitão (PT) vence bolsonarista e é eleito prefeito de Fortaleza
Vereador que atirou em foto de Lula em 2019 ameaça candidato do PT à prefeitura de Fortaleza
Relacionados
Presidente do INSS deixa cargo após ordem de Lula em meio a operação contra fraude
Investigação mira esquema nacional de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões
Lula manda demitir presidente do INSS após escândalo de fraudes em aposentadorias
Exoneração de Alessandro Stefanutto está relacionada às investigações sobre rombo bilionário que atinge núcleo do instituto
Pedro Lucas avisa aliados que deve recusar convite para ser ministro de Lula
A decisão pode caber à bancada, no que ganharia força o nome do deputado Moses Rodrigues (União Brasil-CE)