ouça este conteúdo
|
readme
|
O presidente Lula está “lúcido, orientado, conversando e passou a noite bem”, de acordo com o boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês na quarta-feira (11). O médico Roberto Kalil Filho confirmou acrescentou que ele “passou bem a noite” e, quando perguntado, respondeu que o presidente estava de “bom humor”.
Lula, que passou por uma cirurgia de emergência na madrugada da terça-feira (10), segue com dreno e fazendo exames. A equipe médica informou que o presidente ainda está sob cuidados intensivos, mas que o quadro de Lula tem evoluído bem no pós-operatório, não apresentando nenhuma irregularidade.
Lula está acompanhado pela equipe médica, formada pelo cardiologista Roberto Kalil Filho e pela infectologista Ana Helena Germoglio. Segundo Kalil, o presidente passou a noite bem, e acordou de bom humor. Apesar de ainda estar com o dreno, o presidente está lúcido e conversa normalmente, enquanto espera pelos próximos exames, afirma a nota.
De acordo com Kalil, Lula deve retornar a Brasília ainda no começo da próxima semana. “Tudo depende dessa evolução, um dia a mais ou um dia a menos, mas a previsão é que o presidente esteja em Brasília na semana que vem”, afirmou o médico.

Médico de Lula, Roberto Kalil (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)
Cirurgia de Lula
A cirurgia pela qual Lula passou é chamada de trepenação, em são feitos furos no crânio para introduzir drenos para conter o sangramento. O neurocirurgião, Marcos Stavale, explicou que o sangramento está localizado entre o cérebro e a membrana meninge, e tranquilizou dizendo que o presidente está com as funções neurológicas preservadas
Os médicos acreditam que essa hemorragia é em decorrência de um acidente doméstico, que o presidente sofreu no dia 19 de outubro, quando caiu e bateu a nuca no banheiro do Palácio da Alvorada.
Lula seguiu bem, até começar se sentir dores de cabeça na última segunda-feira (9), e ser encaminhado para uma cirurgia de emergência para drenar uma hemorragia intracraniana.
Relacionados
Novo tratamento reduz risco de morte em tipo de câncer de pulmão que atinge mais mulheres
Associação de dois fármacos diminuiu em 25% as chances de morte por um tipo da doença em fase metastática ou avançada que atinge principalmente mulheres e não fumantes
Aprovação de Lula sobe dois pontos e chega a 41%, aponta Ipespe
Desaprovação é de 54%; Margem de erro é de 2 pontos percentuais
Gleisi destrava orçamento de 2025 e consolida liderança na articulação política do governo
Ministra articulou com líderes da oposição e garantiu aprovação da LOA após três meses de impasse no Congresso