O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que vai receber pessoalmente o grupo de refugiados da Faixa de Gaza que desembarca hoje no Brasil. A previsão é que a aeronave pouse na Base Aérea de Brasília às 23h30.
“A segunda-feira começa com muito trabalho. Reunião com ministros, cerimônia de sanção do projeto de lei que atualiza a Lei de Cotas e, à noite, vou receber os brasileiros e parentes palestinos que chegam ao Brasil de Gaza”, postou Lula nas redes sociais.
O avião VC-2, cedido pela Presidência da República, decolou às 6h51 (horário local) de hoje, do Cairo, no Egito, com 32 repatriados. Haverá duas paradas técnicas: em Las Palmas, na Espanha, e na Base Aérea do Recife. De Pernambuco, a aeronave pousa em Brasília.
APOIO NO BRASIL
O grupo de 32 refugiados receberá apoio psicológico, cuidados médicos e imunização e terão um período de repouso em Brasília, em alojamento da Força Aérea Brasileira (FAB), antes de se deslocarem para outras cidades no Brasil.
Ao chegarem ao Brasil, também será feita a regularização migratória, pela Polícia Federal, e a emissão de outros documentos que permitam o acesso a serviços públicos e ao emprego.
Dos 32 refugiados, 22 são brasileiros de nascimento, sete palestinos naturalizados brasileiros e três palestinos com familiares próximos. São 17 crianças, nove mulheres e seis homens.
Informações da Agência Brasil
Relacionados
Lula manda demitir presidente do INSS após escândalo de fraudes em aposentadorias
Exoneração de Alessandro Stefanutto está relacionada às investigações sobre rombo bilionário que atinge núcleo do instituto
Pedro Lucas avisa aliados que deve recusar convite para ser ministro de Lula
A decisão pode caber à bancada, no que ganharia força o nome do deputado Moses Rodrigues (União Brasil-CE)
PF toma depoimento de atual diretor-geral da Abin decidida a indiciá-lo
Inquérito apura o suposto uso ilegal do órgão durante o governo de Jair Bolsonaro (PL)