ouça este conteúdo
|
readme
|
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou suas redes sociais para celebrar a vitória da coalizão de esquerda Nova Frente Popular, que surpreendeu e venceu as eleições parlamentares na França, realizadas neste domingo (7). A extrema direita, que aparecia como favorita, ficou em terceiro lugar, também atrás dos aliados do presidente da França, Emmanuel Macron.
Lula fez referência à frente republicana, firmada entre a esquerda e os macronistas para derrotar candidaturas da Reunião Nacional, partido de extrema direita comandado por Marine Le Pen, em distritos onde houve segundo turno.
“Muito feliz com a demonstração de grandeza e maturidade das forças políticas da França que se uniram contra o extremismo nas eleições legislativas de hoje”, afirmou Lula.
Em meio a ataques de Javier Milei, presidente de extrema direita da Argentina, Lula citou também a vitória dos trabalhistas no Reino Unido. Ele afirmou que alianças em prol da democracia “devem servir de inspiração para a América do Sul”.
“Esse resultado, assim como a vitória do partido trabalhista no Reino Unido, reforça a importância do diálogo entre os segmentos progressistas em defesa da democracia e da justiça social. Devem servir de inspiração para a América do Sul”, completou o presidente.
Leia também
Relacionados
Datafolha: Lula estanca queda de popularidade, mas reprovação (38%) ainda supera aprovação (29%)
O instituto ouviu 3.054 pessoas, com 16 anos ou mais, em 172 municípios, de terça (1º) até quinta-feira (3)
Datafolha: Lula venceria Bolsonaro e demais nomes da direita se eleição fosse hoje
Presidente também ganharia no segundo turno de Tarcísio, Michelle, Marçal e Caiado
Lula passa seis meses sem escolher ministros para vagas no STJ
Tribunal tem sobrecarga de ações e toma medidas de urgência para reduzir acervo; uma das vagas está aberta há um ano e meio