O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou suas redes sociais para celebrar a vitória da coalizão de esquerda Nova Frente Popular, que surpreendeu e venceu as eleições parlamentares na França, realizadas neste domingo (7). A extrema direita, que aparecia como favorita, ficou em terceiro lugar, também atrás dos aliados do presidente da França, Emmanuel Macron.
Lula fez referência à frente republicana, firmada entre a esquerda e os macronistas para derrotar candidaturas da Reunião Nacional, partido de extrema direita comandado por Marine Le Pen, em distritos onde houve segundo turno.
“Muito feliz com a demonstração de grandeza e maturidade das forças políticas da França que se uniram contra o extremismo nas eleições legislativas de hoje”, afirmou Lula.
Em meio a ataques de Javier Milei, presidente de extrema direita da Argentina, Lula citou também a vitória dos trabalhistas no Reino Unido. Ele afirmou que alianças em prol da democracia “devem servir de inspiração para a América do Sul”.
“Esse resultado, assim como a vitória do partido trabalhista no Reino Unido, reforça a importância do diálogo entre os segmentos progressistas em defesa da democracia e da justiça social. Devem servir de inspiração para a América do Sul”, completou o presidente.
Leia também
Relacionados
PESQUISA-IPEC: Lula tem 41% de avaliação negativa e 27% de positiva
Avaliação negativa do presidente cresceu 7 pontos percentuais e superou pela primeira vez a positiva
Lula fala em ‘reciprocidade e diálogo’ em momento de discussões sobre tarifas de Trump
Tarifas de 25% sobre aço e alumínio implementadas pelo presidente dos EUA entraram em vigor na quarta (12)
Ministra Gleisi Hoffmann responde aos ataques bolsonaristas e defende Lula
Declaração do presidente, que chamou ministra de 'mulher bonita' foi pretexto para agressões sexistas