O presidente venezuelano Nicolás Maduro afirmou ser uma “estupidez” a decisão de Javier Milei em recusar a entrada da Argentina no Brics, grupo de países de economias emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A afirmação foi feita durante entrevista ao jornal Le Monde Diplomatique.
Segundo Maduro, a decisão de Milei é desastrosa e demonstra que o presidente “está agindo contra os próprios argentinos”. “Isso é uma das coisas mais desastradas e estúpidas que Milei já fez contra a Argentina. Com a exclusão do país do Brics, Milei está agindo contra os próprios argentinos”, disse.
As críticas ao governo de Milei começaram antes mesmo da posse do argentino. Maduro já havia se posicionado contra o programa político neoliberal e os planos do recém-eleito presidente da Argentina.
Durante uma entrevista à Venezuelana de Televisão em 21 de novembro, o venezuelano afirmou que “as eleições presidenciais na Argentina foram conquistadas pelo neofascismo de extrema direita”. Segundo ele, essa corrente política apresenta um “projeto colonial para a Argentina e aspira liderar um movimento neocolonial em toda a América Latina e no Caribe”.
Com informações do Brasil 247
Relacionados
Senado rejeita indicados de Milei à Suprema Corte da Argentina
Essa é a primeira vez desde a redemocratização da Argentina em 1983 que nomes apontados pelo presidente são descartados
PGR pede prisão de Léo Índio, acusado do 8/1 que foi para a Argentina
Léo Índio é primo dos três filhos mais velhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
Léo Índio, sobrinho de Bolsonaro, foge para a Argentina e reclama de demora para anistia
Léo Índio admite ter fugido na Argentina após se tornar réu por tentativa de golpe no 8 de Janeiro