Megaoperação realizada hoje pelas polícias Civil e Militar da Bahia, juntamente com agentes da Polícia Federal e Rodoviária Federal, resultou em seis mortos e 15 pessoas presas. Cinco pessoas morreram em trocas de tiros em Salvador e uma em Feira de Santana. Somente em setembro, foram registradas 34 mortes no estado em confrontos policiais.
A Operação Saigon foi deflagrada para cumprir 43 mandados de prisão e de busca e apreensão contra um grupo suspeito de traficar drogas e cometer homicídios. Foram apreendidas armas, drogas e dinheiro.
Devido à operação, cinco escolas municipais da região de Águas Claras, em Salvador, ficaram fechadas, deixando 1.769 alunos sem aula. O transporte público também foi afetado e muitas linhas de ônibus não circularam pelo local.
Desde junho, o Estado da Bahia vive uma escalada de violência, com tiroteios constantes. Operações policiais já provocaram 34 mortes somente em setembro. A última semana foi a mais letal, com 20 pessoas mortas desde o dia 15.
Números do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que a Bahia teve 6.659 mortes violentas intencionais em 2022. O total engloba os homicídios dolosos, lesões corporais que terminam em óbitos, latrocínios, assassinatos de policiais e aqueles cometidos por agentes do Estado.
Relacionados
Justiça cancela contratação de professora negra aprovada por cotas na UFBA
A decisão foi da 10ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária da Bahia
Polícia Civil de SP investiga Discord por suspeita de apologia à violência digital
Rede social descumpriu uma solicitação emergencial para derrubar uma transmissão ao vivo
Em convocação para ato de hoje na UnB, extrema direita estimula ‘porrada contra comunistas’
Chamado de "Make UnB free again", ato marcado para esta sexta-feira (4) tem despertado o medo em muitos alunos da instituição