As urnas estão abertas nos EUA nesta terça-feira, dia 5 de novembro, enquanto os norte-americanos escolhem seu próximo presidente.
A participação nas eleições de 2024 já conta com mais de 83 milhões de eleitores que votaram, de acordo com as últimas informações coletadas em 48 estados e no Distrito de Columbia.
Embora esse número represente mais da metade dos votos registrados para presidente em 2020, ainda está abaixo dos números de votação antecipada daquele ano, quando cerca de 70% das pessoas votaram pelo correio ou pessoalmente antes do dia da eleição.
As autoridades eleitorais, especialmente nos estados chamados de “pêndulo”, asseguraram o compromisso com a integridade do processo eleitoral e orientaram eleitores a não cederem às teorias da conspiração que possam rondar o pleito.

(Foto: Freepik)
Eleições tranquilas até agora
Até agora, foram registrados apenas pequenos atrasos relacionados a falhas técnicas em equipamentos de votação, sem que isso comprometa o andamento das eleições.
A Agência de Segurança Cibernética e de Infraestrutura afirmou que não houve incidentes significativos de segurança a nível nacional até o início desta manhã.
Nos últimos pleitos, as opções de votação antecipada e pelo correio ganharam popularidade, influenciadas pela pandemia. No entanto, este ano há um foco renovado nas votações nos próprios dias das eleições, o que pode explicar a mudança nos números relativos de participação antecipada.
SAIBA MAIS:
Eleição americana ocorre em clima de tensão, com vigilância recorde
Leia também
Relacionados
Ex-deputado George Santos é condenado a sete anos de prisão nos EUA
Filho de brasileiros, George Santos mentiu sobre sua história de vida e cometeu fraude contra doadores de campanha nos EUA
Fernando Haddad afirma que EUA são incoerentes ao tarifar o Brasil
Postura brasileira é a melhor possível ante um parceiro histórico, diz ministro da Fazenda
Novo avião com 96 brasileiros deportados dos Estados Unidos chega ao Brasil
Aeronave pousou em Fortaleza com 96 repatriados a bordo