ICL Notícias
Sociedade

Mais Médicos impacta diretamente mais de 2,4 milhões de pessoas no Maranhão

Retomado no Governo Lula, o programa tem ampliado o acesso à atenção primária à saúde, principal porta de entrada do SUS
23/11/2023 | 08h34

Retomado no Governo Lula, o programa Mais Médicos tem ampliado o acesso à atenção primária à saúde, principal porta de entrada do SUS. Ontem, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, deu boas-vindas, no Maranhão, aos novos profissionais do programa, elevando para 721 o total de médicos em atividade no estado. Essa expansão impacta diretamente mais de 2,4 milhões de maranhenses.

Dentre as vagas disponíveis pelo Mais Médicos no estado, 237 foram preenchidas por meio da modalidade de coparticipação, que reduz o custo de contratação para prefeituras, agiliza a reposição de profissionais e a permanência nestas nas localidades. Outras 207 vagas estão em processo de ocupação e deverão ser preenchidas ainda em 2023.

A retomada do Mais Médicos é uma prioridade do governo federal, mudado para garantir atendimento médico em regiões carentes do Brasil. A expectativa total é de que, até o final de 2023, o programa contemple 15 mil novos médicos em todo o país, totalizando 28 mil profissionais e oferecendo atendimento de saúde a mais de 96 milhões de brasileiros.

Com a revitalização do programa, o Ministério da Saúde passa a oferecer oportunidades educacionais, como especialização em Medicina da Família e Comunidade, pós-graduação e mestrado, a fim de garantir a fixação de profissionais. Aqueles que forem beneficiários do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e atuarem em regiões mais vulneráveis ​​por quatro anos poderão receber incentivos de até R$ 475 mil para auxiliar no pagamento do financiamento.

Também foi lançado um projeto de telemedicina local, financiado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (ProadiSUS). Este projeto investe recursos em hospitais filantrópicos de excelência reconhecidos pelo Ministério da Saúde e tem como previsão encerrar 2023 com quase 30 mil atendimentos realizados nos estados de Alagoas, Maranhão e Piauí.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail