ICL Notícias
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

A Estação Primeira de Mangueira encerrou o primeiro dia de desfile das escolas de samba no Sambódromo com um enredo sobre a influência dos povos bantos na cultura carioca.

Um dos pontos altos foi a comissão de frente mudava de coreografia quando os bailarinos se transformavam em “crias” do morro, com coreografias do passinho.

Mangueira. (Foto: Marco Terranova/ Riotur)

Mangueira. (Foto: Tata Barreto/ Riotur)

O espetáculo da Sapucaí começou com a Unidos de Padre Miguel que voltou ao Grupo Especial depois de 52 anos de ausência. A presentação foi luxuosa e contou com a empolgação dos integrantes, que cantavam o samba com entusiasmo.

O enredo celebra as raízes afro-brasileiras, apresentando “Egbé Iyá Nassô”, que retratou a trajetória da sacerdotisa que fundou o primeiro terreiro de candomblé do Brasil, a Casa Branca do Engenho Velho na Bahia.

Unidos de Padre Miguel - Foto: Alex Ferro | Riotur

Unidos de Padre Miguel. (Foto: Alex Ferro/ Riotur)

Atual vice-campeã do Rio, Imperatriz Leopoldinense, foi a segunda a entrar na avenida. Pela primeira vez desenvolveu um tema do universo afro-religioso, já que tradicionalmente a escola é voltada a temáticas históricas. O enredo escolhido foi “Omi Tútú ao Olúfon — Água Fresca para o Senhor de Ifón”, narrou a jornada de Oxalá, o pai da criação, ao reino de Oyó para visitar Xangô, orixá e rei. O ponto alto foi a comissão de frente, em que um dos integrantes parecia levitar em meio à fumaça.

Imperatriz Leopoldinense - Foto: Tata Barreto | Riotur

Imperatriz Leopoldinense. (Foto: Tata Barreto/ Riotur)

A Viradouro veio em seguida, fazendo o desfile que mais empolgou o público da Sapucaí e confirmando a escola como candidata ao primeiro bicampeonato consecutivo no Grupo Especial.

O enredo “Malunguinho: Mensageiro de Três Mundos” mostrou a trajetória de João Batista, líder do Quilombo do Catucá no século 19, cuja luta por liberdade o tornou Malunguinho, figura reverenciada na Jurema Sagrada, uma tradição espiritual afro-indígena.

Viradouro. (Foto: Marco Terranova/ Riotur)

Viradouro. (Foto: Marco Terranova/ Riotur)

O sistema de som do Sambódromo falhou em ao menos três momentos, no desfile de UPM, Imperatriz e Mangueira. A Liesa culpou a empresa que faz o som, e disse que os problemas foram corrigidos e “os desfiles transcorreram sem problemas na sequência”.

Este ano pela primeira vez o Grupo Especial será dividido em três dias, com quatro escolas por dia.

Veja a ordem dos três dias de desfiles hoje e amanhã:

Segunda (3 de março)

  • 22h: Unidos da Tijuca.
  • 23h30: Beija-Flor.
  • 0h50: Salgueiro.
  • 2h: Unidos de Vila Isabel.

Terça (4 de março)

  • 22h: Mocidade Independente de Padre Miguel.
  • 23h30: Paraíso do Tuiuti.
  • 0h50: Grande Rio.
  • 2h10: Portela.

Relacionados

Carregar Comentários

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail