ICL Notícias

Massa e Milei: Debate abordou relações com o Brasil, marqueteiros e equilíbrio mental

Sérgio Massa e Javier Milei participaram, no último domingo (12), de debate eleitoral, antes do segundo turno das eleições
13/11/2023 | 13h03

O atual ministro da economia da Argentina e candidato peronista à Presidência do país, Sergio Massa, e Javier Milei, candidato de extrema direita, participaram ontem, domingo (12), de debate eleitoral antes do segundo turno das eleições, no próximo domingo (18).

Entre os temas debatidos pelos presidenciáveis, houve menção a marqueteiros brasileiros na campanha de Massa, as relações da Argentina com o Brasil e o equilíbrio mental de Milei.

O peronista Sergio Massa acusou Javier Milei de querer romper as relações comerciais com o Brasil, um dos principais parceiros comerciais da Argentina, e também com a China, outro importante parceiro do país.

A afirmação foi rebatida por Milei, que classificou as relações comerciais como “uma questão do mercado privado”.

“Criar problemas com Brasil e China vai terminar com menos empregos. A política exterior não pode ser regida por caprichos”, afirmou Massa.

“Sobre as mentiras de quem me acusa de dizer que não devemos comercializar com a China ou o Brasil, é falso. É uma questão do mercado privado e do Estado não tem porque se meter, porque cada vez que se mete, gera corrupção”, argumentou Milei.

MARQUETEIROS BRASILEIROS

O Brasil voltou a ser tema quando Milei citou a participação de marqueteiros brasileiros na campanha do adversári. Os marqueteiros citados por Milei trabalharam recentemente em campanhas do PT.

“Eu os sugiro que vejam no Google os vídeos completos e não os que os brasileiros editam para fazer campanha negativa”, comentou Javier Milei, em resposta ao candidato peronista.

Na réplia, Massa sugeriu aos eleitores que procurassem vídeos de Milei na internet sobre economia.

EQUILÍBRIO MENTAL

Massa também sugeriu a realização de exame psicotécnico pelos dois candidatos, ao afirmar que “moderação, capacidade, equilíbrio mental e contato com a realidade” seriam necessários para levantar a Argentina.

“Por acaso você tem?”, questionou Milei sobre a lista de capacidades enumeradas por Massa. “Façamos psicotécnico os dois, que você negou”, respondeu o ministro a Milei.

“Não, eu disse que estava disposto a fazer. Como vou me negar se cada vez que entrei em uma empresa fui obrigado a fazer? Você que viveu do Estado nunca fez”, respondeu Milei.

O tema do equilíbrio mental de Javier Milei foi levado ao debate durante discussão da proposta do direitista de extinguir o Banco Central argentino.

SAÚDE E EDUCAÇÃO PÚBLICAS

Outra polêmica proposta de Milei, a substituição da gratuidade de serviços público, como saúde e educação, por vouchers, também gerou discussão no debate.

“Essas soluções altruístas são a justificativa que políticos delinquentes como você usam para meter a mão no bolso dos argentinos e distribuir [o dinheiro] para quem vocês quiserem”, afirmou Milei.

“Javier, se você tem alguma prova de algum crime que eu tenha cometido, na segunda te espero nos tribunais. Se não, se retrate. Você tem algum crime para denunciar?”, retrucou Massa.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail