Dois médicos norte-americanos conhecidos como líderes de grupo ainda promove a ivermectina como tratamento para Covid-19 tiveram seus certificados suspensos pelo American Board of Internal Medicine (ABIM), órgão equivalente ao CFM no Brasil.
Os dois profissionais, Pierre Kory e Paul Ellis Marik, eram especializados. Como no Brasil, nos Estados Unidos ter a licença suspensa para exercer suas especialidades médicas significa que os médicos não podem mais tratar de pacientes e nem trabalhar em hospitais.
Os dois médicos são fundadores da Front Line Covid-19 Critical Care Alliance, entidade fundaram em março de 2020, que defendia a ivermectina como tratamento para Covid. A organização agora se dedica a divulgar suplementos para tratar “problemas causados por vacinas”.
Ivermectina e tratamento precoce
A ivermectina foi promovida como um “tratamento precoce” contra Covid-19 no início da pandemia nos EUA e no Brasil, junto com outros medicamentos sem eficácia contra a doença, como a cloroquina. A ivermectina é um antiparasitário usado no tratamento de infecções causadas por piolhos, sarnas e lombrigas. Aqui, esse coquetel foi chamado de “kit Covid” e foi amplamente propagandeado por negacionistas da vacina e da ciência solução para combater o coronavírus e a Covid-19.
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) rejeitou utilização da ivermectina ainda em julho de 2020, uma vez que vários estudos científicos demonstraram sua ineficácia, bem como o risco de efeitos colaterais graves pelo uso indiscriminado do remédio.
Em nota, os médicos Kory e Marik afirmaram: “Acreditamos que esta decisão representa uma mudança perigosa dos princípios fundamentais do discurso médico e do debate científico que historicamente têm sido a base das associações de educação médica”. Alegam que a atitude da ABIM é ataque “à liberdade de expressão”.
SAIBA MAIS:
Gonet admite abrir investigação sobre crimes do governo Bolsonaro na pandemia
Relacionados
STJ decide que pais que não vacinaram filhos contra Covid podem ser multados
Tribunal manteve decisão da Justiça do Paraná que multou casal que se recusou a vacinar a filha de 11 anos
Musk pode ter acesso a plano ultrassecreto dos EUA sobre guerra com China, diz jornal
O bilionário e assessor especial de Donald Trump visita o Pentágono nesta sexta-feira (21)
Trump ataca juízes que o contrariam e cria crise institucional nos EUA
Algumas decisões do presidente foram bloqueadas ou suspensas por juízes, em nome do respeito à Constituição