Aproveito esta época do ano para falar sobre a solidão e a solitude. Época em que nos deparamos com muitas reflexões internas, então sugiro a busca de como deixar a solidão de lado e se entregar à sua solitude.
Por si só a solitude nos dá as habilidades necessárias para melhorar nossos relacionamentos. Na verdade, ela nos prepara para o amor.
A grande jornada da solidão para a solitude tem 3 estágios:
Presença/Desconforto/Confiança.
Presença
Estar presente consigo mesmo é o primeiro passo para aproveitar a solitude. Muitas vezes estamos sós, mas estamos distraídos com a vida a nosso redor. Para aproveitar a solitude precisamos prestar atenção em nós mesmos, como nos sentimos, as escolhas que fazemos e nossos valores. Você passa mais tempo na vida consigo mesmo, aproveite este tempo para saber seus pontos fortes e reconhecer as áreas que precisam ser trabalhadas. Desta forma quando entrar em um relacionamento, terá a noção do que está oferecendo para o outro e no que precisa de mudanças. Assim, você será uma contribuição positiva na relação. Diferente de chegar com muitas dúvidas sobre si e uma caixa cheia de ressentimentos e mágoas acumuladas com o tempo, achando que este alguém vai lhe ajudar a curá-las.
Desconforto
Se você não tem o hábito de passar tempo a sós, no começo pode parecer estranho, desconfortável ou pode até achar que não existe nenhum benefício nisto. Para se acostumar com a sensação de estar só, você terá que se desafiar em algumas tarefas que sugiro:
- Comprometa-se com uma nova habilidade que terá que desenvolver em semanas ou meses.
- Aprender algo novo.
- Aceite fazer uma tarefa que nunca tenha feito antes.
- Planeje uma viagem e vá sozinho(a).
Nestas pequenas tarefas descobrirá muito sobre você.
- Como interage com pessoas desconhecidas.
- Seus medos.
- Seus erros e acertos e muito mais.
Saber mais sobre si mesmo vai lhe ajudar a se sentir confiável na solitude. Você não temerá estar só e perceberá que não existe solidão quando se conhece e se aprofunda na Solitude do ser.
Confiança
No dicionário a definição de confiança é: “Crença em si mesmo, em suas próprias qualidades”.
Construímos nossa confiança reservando um tempo para as coisas que importam para nós. Ela é importante no relacionamento, pois nos ajuda a falar com a pessoa de quem gostamos, sem buscar sua aprovação, nem vincular nossa autoestima às reações dela. É a construção de uma relação de interdependência.
A solitude nos ajuda a reconhecer que existe um você antes, um você durante e um você depois de cada relacionamento, criando seu próprio caminho, mesmo quando você tem companhia e amor.
A solitude nos cobre com muitos questionamentos e com ela, aprendemos a parar de buscar as respostas fora e compreender que elas estavam o tempo todo dentro de nós.
Pratique! Não tenha medo. Você descobrirá que ao invés da escuridão da solidão, brilha a luz da sua solitude.
Grande abraço!
Deixe um comentário