Mark Zuckerberg, presidente-executivo da Meta, dona das redes sociais Instagram e Facebook, anunciou, na manhã desta terça-feira (7), o encerramento do programa de verificação de fatos. A empresa adotará as “notas de comunidade”, um recurso similar ao implementado pela plataforma X, de Elon Musk.
Zuckerberg anunciou a mudança em um vídeo publicado no Instagram. “Vamos nos livrar dos verificadores de fatos e substituí-los por Notas de Comunidade, semelhantes ao X, começando nos EUA”, disse.
“Isso significa que identificaremos menos conteúdos problemáticos, mas também reduziremos a remoção acidental de postagens e contas de pessoas inocentes”, completou.
Meta: notas da comunidade
No X, de Elon Musk, a moderação de conteúdo é realizada pelos próprios usuários, que podem adicionar notas explicativas às publicações. “Agora, nosso foco será em filtros para combater violações legais e de alta gravidade. Para casos de menor gravidade, iremos depender de denúncias, antes de tomarmos qualquer ação”, explicou Zuckerberg, sobre o modelo a ser adotado pela Meta.

Meta é dona das redes sociais Instagram e Facebook. (Foto: Freepik)
Segundo Mark Zuckerberg, os filtros de verificação serão ajustados e aprimorados para se tornarem mais eficientes e precisos na análise antes de decidir pela remoção de um conteúdo.
A equipe de “confiança, segurança e moderação de conteúdo” será transferida para a Califórnia, enquanto a revisão dos conteúdos postados nos EUA será centralizada no Texas (EUA).
Aproximação com Trump e a extrema direita
Zuckerberg também menciona, no vídeo. o presidente eleito dos EUA, Donald Trump. “Vamos trabalhar com o presidente Trump para pressionar os governos de todo o mundo, que visam perseguir empresas americanas e pressionando para implementar mais censura”, afirmou o dono da Meta.
“A única maneira de combater essa tendência global é com o apoio do governo dos EUA. E é por isso que tem sido tão difícil nos últimos quatro anos, quando até mesmo o governo dos EUA pressionou pela censura”, completou Zuckerberg.
Ainda nesta segunda-feira (6), Dana White, presidente-executivo do UFC (Ultimate Fighting Championship), foi anunciado como novo integrante do conselho administrativo da Meta. White é um dos apoiadores mais conhecidos de Donald Trump.
Relacionados
Instagram testa novo recurso que mostra localização do usuário para os seguidores
A nova ferramenta fica localizada na página das DMs, e permite escolher quem pode ver onde você está
Sleeping Giants: desinformação sobre tratamentos médicos continua em alta nas redes
Organização defende a responsabilização das plataformas que impulsionam conteúdos falsos sobre saúde pública
‘Influencers mirins’ atuam em Big Techs sem alvará judicial, exigido na TV
Legislação brasileira cobra autorização da Justiça para trabalho infantil artístico, como o realizado no teatro e na televisão