Se você utiliza o aplicativo Microsoft Authenticator para guardar suas senhas, é hora de se preparar: a empresa anunciou que a partir de agosto de 2025, o app vai deixar de oferecer essa funcionalidade. Todas as senhas armazenadas serão apagadas como parte da transição para um novo padrão de segurança, as chamadas “passkeys”.
O novo sistema é composto por chaves de acesso digitais criptografadas consideradas mais seguras e modernas que o uso tradicional de senhas. As passkeys podem ser vinculadas ao reconhecimento facial, impressão digital ou PIN local de dispositivos confiáveis. Segundo a Microsoft, o novo método reduz drasticamente os riscos de ataques cibernéticos, como phishing, já que não envolve digitação de senhas.
Quem será impactado?
Inicialmente, a mudança vai atingir usuários que optaram por usar manter senhas tradicionais no app Microsoft Authenticator. Esses usuários receberão alertas e serão notificados sobre a obrigatoriedade da mudança nas próximas semanas. A expectativa é que, em breve, a transição alcance todas as contas pessoais da Microsoft, como Outlook e OneDrive.
Se você ainda quiser manter as senhas salvas anteriormente, será possível armazená-las no navegador Microsoft Edge,
Contas corporativas e institucionais vinculadas ao serviço Microsoft Entra ID (antigo Azure Active Directory) seguirão um cronograma diferente, conforme definido por cada organização.

Empresa vai adotar passkeys, método mais seguro de autentificação
Como funciona o novo sistema da Microsoft?
As passkeys funcionam como chaves digitais exclusivas, armazenadas localmente no dispositivo do usuário e protegidas por algum fator biométrico ou PIN. Quando o usuário tenta acessar uma conta, a chave local se comunica com o servidor da Microsoft para liberar o acesso, sem que nenhuma informação sensível seja transmitida pela internet.
Esse sistema é baseado em um padrão internacional desenvolvido pela Aliança FIDO, que é adotado por grandes empresas de tecnologia, como Google, Apple e a própria Microsoft.
Como se preparar para a mudança
Para migrar para o novo modelo, os usuários devem ativar uma passkey em sua conta. Isso pode ser feito de forma simples:
- Acesse https://aka.ms/passkey usando o navegador do dispositivo onde a passkey será criada.
- Escolha a opção para adicionar uma chave de acesso.
- Siga as instruções para vincular o acesso ao reconhecimento facial, digital ou PIN do aparelho.
Pelo celular:
- Abra o app Microsoft Authenticator no celular.
- Toque na conta desejada.
- Selecione “Configurar passkey”.
- Faça login com suas credenciais atuais.
- Siga as instruções para cadastrar seu passkey com biometria ou PIN.
Após configurado, o login será feito apenas com essa autenticação, eliminando a necessidade de senha. Se preferir, o usuário pode registrar passkeys em mais de um dispositivo, como forma de backup.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
CNU 2025 terá provas em duas fases; veja informações importantes e como vai funcionar
Com 3.652 vagas, seleção nacional traz mudanças no modelo das provas e nas ações afirmativas
Segurança de hospital agride paciente em hospital de São Bernardo (SP); veja vídeo
Paciente com colar cervical e cadeira de rodas foi agredido com empurrões e chutes; seguranças foram demitidos
STF homologa acordo para que câmeras da PM-SP não façam gravação ininterrupta
Equipamentos serão 'obrigatórios' em operações policiais, a não ser que existam ‘razões técnicas’ para o não uso