ICL Notícias

Mina da Braskem afundou 6 cm nas últimas 24h, diz Defesa Civil de Maceió

Velocidade de afundamento, entretanto, diminuiu, segundo monitoramento de especialistas
4 de dezembro de 2023

A Mina 18 da Braskem, no bairro do Mutange, em Maceió, apresentou um movimento de seis centímetros na últimas 24 horas.  A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira (04) pela Defesa Civil de Maceió, que afirma estar em “alerta máximo”.

Segundo aponta o órgão, a Mina 18, que está na iminência de colapsar desde o dia 29 de novembro, teve um deslocamente vertical (afundamento) de 1,77m e a velocidade vertical reduziu para 0,25 cm por hora. A Defesa Civil recomenda que a população de Maceió não transite pelas áreas desocupadas até nova atualização do órgão.

Além da Mutange, um dos bairros mais afetados pela tragédia, as localidades Bebedouro, Bom Parto, Pinheiro e Farol também foram evacuados por conta da situação.

A cidade de Maceió conta com ajuda de outros estados para conter os efeitos da tragédia. No último domingo (03), técnicos do Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro desembarcaram em Alagoas para ajudar o governo local na análise da situação.

Entenda o caso

A Braskem teve em Maceió 35 poços de extração de sal-gema, material usado para produzir PVC e soda cáustica.

A exploração do minério começou em 1979 e se manteve até maio de 2019, quando foi suspensa um dia após a divulgação de laudo pelo Serviço Geológico apontando riscos nas escavações.

Recentemente, a jornalista Heloisa Vilela, do ICL, fez uma série de reportagens sobre a ação da mineradora Braskem em Maceió:

Prefeitura de Maceió vendeu bairros de ‘Chernobyl Alagoana’ a Braskem
Heloísa Villela: Lira tem ligação com ação da Braskem que gera ‘terremoto’ em Maceió
Heloísa Villela mostra os problemas emocionais causados pela ‘Chernobyl Alagoana’
Heloísa Villela: Ao menos 12 suicídios são registrados após ‘Chernobyl Alagoana’

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail