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Após crítica do ICL, Ministério da Justiça notifica Engenhão por anúncio de site de acompanhantes

Notificação foi feita "em atenção especial às situações de vulnerabilidade de crianças e adolescentes"
24/09/2024 | 06h26

O Ministério da Justiça expediu hoje notificação ao representante legal do Estádio Olímpico Nilton Santos, conhecido como Engenhão, no Rio de Janeiro, para dar explicações sobre a propaganda do site de acompanhantes Fatal Model exibida durante o jogo Botafogo x Corinthians, realizado no dia 14 de setembro.

O documento do ministério cita comentário feito no programa ICL Notícias por Eduardo Moreira, que criticou esse tipo de publicidade em evento com classificação indicativa livre.

“A paixão das crianças é o futebol, aí elas veem isso aqui e entram no site para saber o que é, a propaganda é feita para isso… E se depararam com a maior plataforma de acompanhantes do Brasil”, criticou Eduardo Moreira no programa ICL Notícias — 1ª Edição do dia 16 de setembro.

Edu mostrou que o site trata mulheres como “sonho de consumo”. “Além das apostas, além das bebidas, agora pode anunciar prostituição em rede nacional?”, questionou. “O Brasil virou uma distopia onde pode tudo”.

O texto da notificação do Ministério da Justiça informa que foi emitida “em atenção especial às situações de vulnerabilidade de crianças e adolescentes e em respeito à sua proteção constitucional e ao Estatuto da Criança e do Adolescente”.

Estádio Nilton Santos, o Engenhão

Ministério da Justiça dá 5 dias para resposta

A SAF do Botafogo, que tem a concessão do estádio, está convocada a “apresentar esclarecimentos sobre a veiculação de publicidade de jogos de aposta, bebidas alcoólicas e plataforma de acompanhantes, especificando o amparo legal para a realização de tais publicidades” em prazo “não superior a 05 (cinco) dias”, a contar do recebimento da notificação.

O estádio do Engenhão, porém, não é o único a exibir publicidade da Fatal Model durante os jogos. Os anúncios do site podem ser vistos em várias partidas do Campeonato Brasileiro e esse tipo de propaganda é exposta em praticamente todos os locais de jogos do Brasileirão.

Além disso, o site participou do pool de patrocinadores oficiais dos campeonatos do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul em 2024.

A jogada mais ousada da Fatal Model, porém, foi o contrato firmado com a CBF para exibição da marca nos dois amistosos preparatórios do Brasil para a Copa América, contra México e Estados Unidos.

A notificação do Ministério da Justiça está assinada por Maria Fernanda Castro Velloso, coordenadora de Monitoramento de Mercado, Daiane Lopes Lima, coordenadora-Geral de Estudos e Monitoramento de Mercado e Vitor Hugo do Amaral Ferreira, diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor.

 

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