O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que a pasta planeja lançar um programa semelhante ao Pé-de-Meia para dar apoio financeiro aos estudantes do ensino superior de baixa renda. A informação foi dada em entrevista exclusiva à repórter Jeniffer Gularte de O Globo.
“Estamos começando a construir um Pé-de-Meia para o estudante universitário, uma proposta para ser discutida com o presidente. Ele já está empolgado. Nós podemos identificar onde é que estão os gargalos, as dificuldades para garantir que esse aluno possa realizar o seu sonho de ir para a universidade”, disse.
Pé-de-meia é projeto para 2025
Camilo Santana também falou sobre outros projetos do Ministério da Educação para a Educação Superior, como a universalização da assistência estudantil para alunos indígenas e quilombolas nas universidades federais: “Aumentamos em 60% os recursos das federais para a assistência estudantil”.
Sobre Pé-de-Meia do ensino médio, Santana diz que as informações preliminares de algumas redes é de que programa teria aumentado a frequência dos alunos.
Veto a celulares nas escolas
O ministro da Educação também detalhou o projeto de proibição de uso de celulares nas escolas, que deve ser submetida ao Congresso em outubro.
“Alguns estados ou municípios já criaram leis, como o Rio. A ideia era uniformizar para todo o Brasil. Todos os estudos e evidências mostram que o uso excessivo tem trazido prejuízo na aprendizagem. Não somos contra a internet. O ministério tem uma política de conectividade para todas as escolas públicas do Brasil. Mas queremos ferramentas com fins pedagógicos”.
Sobre a proibição de uso de acordo com faixas etárias, Camilo Santana disse que “a ideia é que a gente possa definir quais são as faixas etárias” e que essa definição está em processo de debate com a comunidade escolar, citando “as redes, os secretários e os gestores”.
SAIBA MAIS:
Governo Lula prepara medida para banir o celular nas escolas
Deixe um comentário