ICL Notícias
Juliana Dal Piva

Formada pela UFSC com mestrado no CPDOC da FGV-Rio. Foi repórter especial do jornal O Globo e colunista do portal UOL. É apresentadora do podcast "A vida secreta do Jair" e autora do livro "O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro", da editora Zahar, finalista do prêmio Jabuti de 2023.

Colunistas ICL

Moraes inclui Elon Musk como investigado no inquérito das milícias digitais

Ministro reagiu a ataques de bilionário dono da rede social X neste fim de semana
07/04/2024 | 21h04

Por Karla Gamba e Igor Mello

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), incluiu o bilionário Elon Musk, dono da rede social X (ex-Twitter), entre os investigados no inquérito das milícias digitais, do qual é relator. A decisão tomada neste domingo (7) é uma reação ao fato de o empresário ter ameaçado não cumprir mais decisões judiciais do Brasil e atacar o Judiciário.

Na decisão, Moraes ainda determina que o X e qualquer um de seus representantes se abstenham de desobedecer qualquer ordem judicial já existente e de reativar perfis bloqueados por determinação do STF ou do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), sob pena de multa diária de R$ 100 mil por cada perfil reativado.

O ministro também determinou a abertura de um novo inquérito para investigar se a rede social de Musk cometeu atos que tenham relação com outras investigações sob sua relatoria, como a do 8 de janeiro.

A decisão de Moraes é uma reação à ofensiva promovida por Musk contra o sistema judicial brasileiro. Desde o sábado (6), Musk vem fazendo sucessivos ataques às decisões do STF e afirmando, entre outras coisas, que a liberdade de expressão no Brasil está ameaçada. Ele ainda afirmou que irá deixar de cumprir decisões do STF.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail