Bira Presidente, fundador do Cacique de Ramos e do Fundo de Quintal, morreu aos 88 anos na noite de sábado (14), no Rio de Janeiro. Ele estava em tratamento de um câncer de próstata e tinha Alzheimer.
Ubirajara Félix do Nascimento era percussionista, cantor e compositor, e ajudou a transformar as rodas de samba do subúrbio carioca em um movimento musical que revolucionou o samba tradicional. Bira, como ficou conhecido, nasceu no dia 23 de março de 1937, no Rio de Janeiro.
Aos sete anos, teve seu “batismo no samba” na Estação Primeira de Mangueira, escola que sempre considerou sua de coração. Em 20 de janeiro de 1961, Bira fundou, junto com amigos e familiares, o Grêmio Recreativo Cacique de Ramos, bloco carnavalesco que se tornaria um dos maiores centros culturais do samba no Brasil.

Ubirajara Félix do Nascimento era percussionista, cantor e compositor, e ajudou a transformar as rodas de samba do subúrbio carioca em um movimento musical que revolucionou o samba tradicional.
Bira foi o primeiro e único presidente da agremiação até sua morte, sendo conhecido como “o próprio Cacique”.
No final dos anos 1970, das rodas do Cacique de Ramos surgiu o grupo Fundo de Quintal, com Bira como um dos fundadores. O grupo inovou ao incorporar instrumentos como tantã, repique de mão e banjo, criando uma nova sonoridade que revolucionou o samba de raiz.
Cacique de Ramos, sobre Bira: ‘nos despedimos daquele que é o próprio Cacique’
Em nota publicada nas redes sociais, o Cacique de Ramos afirmou que se despede “daquele que é o próprio Cacique”. Leia a nota:
“Hoje nos despedimos daquele que é o próprio Cacique
O Grêmio Recreativo Cacique de Ramos e o Grupo Fundo de Quintal informam, com profundo pesar, o falecimento de Ubirajara Félix do Nascimento, o Bira Presidente, ocorrido às 23h55 do sábado, 14 de junho de 2025, aos 88 anos, no Hospital da Unimed Ferj, na Barra da Tijuca. Em decorrência de complicações relacionadas ao câncer de próstata e ao Alzheimer.
Fundador do Cacique de Ramos e um dos criadores do grupo Fundo de Quintal, Bira construiu uma trajetória marcada pela firmeza, pela ética e pela contribuição inestimável ao samba e à cultura popular brasileira.
Sua atuação no Cacique de Ramos moldou o bloco e o samba, o Doce Refúgio se tornou um espaço de referência cultural. No Fundo de Quintal, foi o ponto de partida de uma linguagem que redefiniu a roda de samba e inspirou gerações.
Bira deixa as filhas Karla Marcelly e Christian Kelly, os netos Yan e Brian, e a bisneta Lua. O velório e o sepultamento serão informados assim que confirmados pela família.
Cacique de Ramos
Fundo de Quintal”
Luto
Hoje nos despedimos daquele que é o próprio Cacique
O Grêmio Recreativo Cacique de Ramos e o Grupo Fundo de Quintal informam, com profundo pesar, o falecimento de Ubirajara Félix do Nascimento, o Bira Presidente, ocorrido às 23h55 do sábado, 14 de junho de 2025, aos 88 anos. pic.twitter.com/renGJLSWUm— CaciquedeRamos (@caciqueoficial) June 15, 2025
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Bicheiro Vinicius Drummond sofre atentado e tem Porsche metralhado no RJ
Um trecho da via foi interditado para a realização da perícia
Claudio Castro indica vice ao TCE e expõe uso político dos tribunais de contas
Pampolha foi indicado ao TCE a fim de tirá-lo da linha sucessória e facilitar os planos eleitorais do presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União Brasil)
Moradores impedem que terreno da Barra da Tijuca vire templo religioso
Terreno com lance mínimo de R$ 21 milhões, posto em leilão, fica na Barra da Tijuca