ICL Notícias
Sociedade

Morre Nana Caymmi, uma das maiores cantoras brasileiras, aos 84 anos

Desde julho do ano passado, sua saúde vinha se deteriorando, levando a três internações
02/05/2025 | 07h17
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

Morreu nesta quinta-feira (1º) a cantora Nana Caymmi, um dos maiores nomes da música brasileira. Aos 84 anos, a artista estava internada desde agosto de 2024 na Clínica São José, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, para tratar uma arritmia cardíaca.

A causa da morte ainda não foi divulgada, mas seu estado de saúde já vinha inspirando cuidados há meses. Em fevereiro, seu irmão, o também músico Danilo Caymmi, revelou que Nana não estava “nada bem”, em razão de complicações relacionadas à obesidade.

Desde julho do ano passado, sua saúde vinha se deteriorando, levando a três internações. A última, em agosto, manteve a cantora hospitalizada até seus últimos dias. Nana completou 84 anos na última terça-feira (29) e recebeu homenagens de fãs e amigos.

Morre Nana Caymmi, uma das maiores cantoras brasileiras, aos 84 anos

Trajetória de Nana

Nascida Dinahir Tostes Caymmi, em 1941, no Rio de Janeiro, Nana era filha dos músicos Stella Maris e Dorival Caymmi, um dos maiores nomes da música popular brasileira. Era também irmã dos músicos Dori e Danilo Caymmi.

Foi inspiração para a canção de ninar “Acalanto”, composta por seu pai, com versos como: “Boi, boi, boi, boi da cara preta / Pega essa menina que tem medo de careta”.

Ao longo da vida, Nana foi casada com artistas como Gilberto Gil e João Donato. Conhecida por sua personalidade forte e opiniões contundentes, disse em uma entrevista ao jornal O Globo, em 1973:

“Nana Caymmi é uma senhora neurótica. Venho de uma família de dois compositores e dois intérpretes que muito me orgulham, onde a música é mais nossa vida que nosso ganha-pão.”

Com uma carreira extensa, Nana transitou por diversos gêneros, como o bolero e a MPB do Clube da Esquina. Entre seus sucessos mais marcantes estão “Não se esqueça de mim”, “Suave veneno” e “Resposta ao tempo”, canções que se eternizaram em sua voz marcante.

Pergunte ao Chat ICL

[mwai_chatbot id="default" local_memory="false"]

Relacionados

Carregar Comentários

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail