ICL Notícias

Morre aos 73 anos o publicitário Washington Olivetto no Rio de Janeiro

Um dos mais premiados publicitários brasileiros, Olivetto foi um dos grandes criadores da propaganda no Brasil
13/10/2024 | 19h34

Morreu na tarde do domingo (13), o publicitário Washington Olivetto, famoso por diversas criações na propaganda, como o casal Unibanco e o garoto Bombril. Além de publicitário influente, Olivetto também foi escritor e vice-presidente de marketing do Corinthians e um dos fundadores da marca Democracia Corintiana nos anos 1980.

Olivetto estava internado há desde junho no hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, por complicações pulmonares. Ele morreu de falência múltipla de órgãos.

Olivetto nasceu em São Paulo em 29 de setembro de 1951. Começou a carreira em 1969, como redator na agência HGP. Seu primeiro comercial ganhou o Leão de Bronze no Festival de Publicidade de Cannes. Foi trabalhar na DPZ, uma das agências que moldou a publicidade brasileira das décadas de 1970 e 1980. Lá, em 1974, ganhou o primeiro prêmio Leão de Ouro da publicidade nacional, o primeiro de mais de 50 que ganhou na categoria filmes.

O publicitário Washington Olivetto foi um dos criadores da marca Democracia Corintiana (Foto: Redes sociais)

Ao longo de sua carreira na publicidade, Olivetto passou por algumas das principais agências de publicidade do Brasil, como DPZ, W/Brasil e W/McCann. Criou –, Olivetto foi responsável pela criação de propagandas que ficaram na memória e que marcaram a chamada “era de ouro da publicidade brasileira”, como a do primeiro sutiã, para marca de lingerie Valisère; o cachorrinho da Cofap e o garoto Bombril. Só para a Bombril, Olivetto criou mais de 400 peças que foram veiculadas na televisão entre 1978 a 2004.

Olivetto escreveu quatro autobiografias

Escreveu quatro autobiografias “O que a vida me ensinou”; “Direto de Washington” e sua continuação “Direto de Washington: Edição extraordinária”, além de “Os piores textos de Washington Olivetto”, além de dois livros sobre o Corinthians, “Corinthians x Outros” e “Corinthians — É preto no branco” (em coautoria com o jornalista Nirlando Beirão).

Em 2013, o samba-enredo da escola de samba Gaviões da Fiel sobre a história da publicidade brasileira homenageou Olivetto.

O publicitário deixa três filhos: Homero e dois gêmeos, Antônia e Theo.

 

 SAIBA MAIS:

Morre aos 87 o comediante Ary Toledo, referência do humor popular no Brasil

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail