O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu, na última quarta-feira (14), a abertura de inquérito na Polícia Federal contra Pablo Marçal. O influenciador é candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo nas eleições municipais deste ano.
O pedido do MPE é uma resposta a uma notícia-crime do candidato do PSOL, o deputado federal Guilherme Boulos, contra Marçal.
No primeiro debate eleitoral entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo, realizado pela TV Bandeirantes na última semana, o influenciador atacou Boulos, usando termos como “cheirador de cocaína”.
Pedido do MPE
O MPE, após solicitação da campanha de Guilherme Boulos, solicitou a abertura de um inquérito pela PF para investigar suposta divulgação de fake news por parte de Marçal.
Segundo o promotor Nelson dos Santos Pereira Júnior, da 2ª Zona Eleitoral, as falas do candidato “são capazes de influenciar o eleitorado”. A Justiça Eleitoral ainda não se manifestou sobre o pedido do MPE.
O que diz Marçal?
Em resposta à CNN Brasil, a campanha do candidato disse que “esse procedimento é parte do processo legal e não implica em qualquer tipo de condenação ou culpabilidade”.
“É legítimo que todo aquele que se sinta vítima comunique às autoridades, que têm o deve de apurar. Estamos confiantes de que Pablo Marçal demonstrará, mais uma vez, sua inocência”, disse.
PSB pede a impugnação da candidatura de Marçal

De acordo com a representação apresentada à Justiça eleitoral, Pablo Marçal se filiou ao PRTB em 5 de abril
O diretório municipal do PSB em São Paulo pediu à Justiça eleitoral a impugnação da candidatura do empresário Pablo Marçal (PRTB) na eleição municipal deste ano.
Presidido pela deputada federal e candidata à prefeitura Tabata Amaral, o partido diz que o estatuto do PRTB determina que candidatos devem estar filiados pelo menos seis meses antes da data da convenção.
De acordo com a representação apresentada à Justiça eleitoral, Pablo Marçal se filiou ao PRTB em 5 de abril. A convenção do partido foi em 4 de agosto, quatro meses depois.
“Art. 19 do Estatuto do PRTB — Somente poderão participar das Convenções Partidárias, com vistas à Constituição de Diretório, em qualquer nível, os eleitores filiados com, no mínimo, 6 (seis) meses de antecedência da realização da mesma”, diz documento dos advogados Hélio Freitas de Carvalho da Silveira e Marcelo Santiago de Paula Andrade.
SAIBA MAIS:
PSB de Tabata pede a impugnação da candidatura de Pablo Marçal em São Paulo
Relacionados
Biblioteca na USP dará aulas gratuitas sobre obras literárias da Fuvest 2026
Aulas do projeto 'BBM no Vestibular' serão voltadas para estudantes do ensino médio e de cursinhos
Festival reúne lideranças feministas do Brasil e do mundo a partir desta sexta em SP
Evento acontece na Nave Coletiva, no Cambuci, nos dias 11,12 e 13 de abril
Mortes por dengue se concentram em São Paulo, com 7 em cada 10 óbitos
Com 550 mortes em 2025, número de vítimas da doença no país caiu 83,3% em relação ao mesmo período do ano passado