ICL Notícias

MST é homenageado na Câmara Municipal de São Paulo

Aos 40 anos, MST é o maior movimento popular camponês do Brasil e um dos principais entre os países da América Latina
17/06/2024 | 23h52

Por Brasil de Fato

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) recebeu nesta segunda-feira (17) uma homenagem na Câmara Municipal de São Paulo pelos 40 anos de fundação.

O movimento surgiu em 1984, a partir da reunião de trabalhadores rurais que se destacavam na luta pela terra e pela democracia. O evento na sede do Legislativo paulistano é organizado pelo mandato do vereador Jair Tatto (PT), com o apoio das bancadas do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

Tendo por objetivos a luta pela terra, pela reforma agrária e por transformação social, o MST, desde sempre, joga luz a questões como a desigualdade social e a violência no campo.

Além disso, o movimento chama a atenção para a agroecologia, modelo de agricultura que parte dos princípios ecológicos, sem uso de agrotóxicos, sementes transgênicas e fertilizantes sintéticos.

A influência e a consciência política do MST se provaram em momentos determinantes no nosso país. Em plena pandemia de Covid-19, por exemplo, o movimento fez doações de toneladas de alimentos a partir da organização das hortas e cozinhas solidárias.

Em dezembro do ano passado, destinou 13 toneladas de alimentos às vítimas da Faixa de Gaza. Além disso, neste ano, diante das enchentes no Rio Grande do Sul, ajudou a socorrer as famílias.

Na cidade de São Paulo, recentemente, o movimento inaugurou uma sede do Armazém do Campo, no bairro de Campos Elíseos, em espaço compartilhado com a editora Expressão Popular.

No local, encontram-se produtos da reforma agrária popular, assim como o catálogo de livros da editora.

A Rede de Armazéns do Campo está espalhada por todo o Brasil, com 25 lojas físicas e 39 unidades de comercialização, com compras online e entregas programadas. Logo em seus primeiros anos, tornou-se a maior rede de produtos da reforma agrária no país, mostrando que a força da luta está tanto no campo, como na cidade.

MST

MST é hoje o maior movimento popular camponês do Brasil e um dos maiores entre os países da América Latina

O MST é hoje o maior movimento popular camponês do Brasil e um dos maiores entre os países da América Latina. Está presente e organizado em 24 estados, tendo, aproximadamente, 450 mil famílias que garantiram o seu direito à terra a partir da organização dos trabalhadores rurais.

Leia também

MST lança 4 mil quilos de sementes da palmeira-juçara com helicóptero da PRF

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail