Por Carolina Bataier — Brasil de Fato
A 22ª Festa da Colheita do Arroz Agroecológico será realizada no dia 20 de março de 2025, a partir das 9h, no assentamento Filhos de Sepé, em Viamão (RS).
A festa, realizada anualmente pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) do Rio Grande do Sul, marca o início da colheita do arroz orgânico no estado. Em 2024, a celebração foi suspensa, porque a semeadura do grão, que geralmente começa em setembro, precisou ser adiada em razão de duas enchentes históricas na região metropolitana de Porto Alegre no ano anterior. A colheita foi atrasada e, no lugar da festa de março, o MST organizou um seminário sobre os impactos das mudanças climáticas na agroecologia.
Em 2024, quando 50% do arroz plantado em dezembro ainda não havia sido colhido, veio a maior enchente da história do Rio Grande do Sul, arrasando as lavouras e deixando desabrigadas centenas de famílias de agricultores do MST.

Em 2024, a comemoração foi suspensa devido aos impactos da enchente histórica no estado
Agora, em 2025, depois de muito trabalho, a comemoração será retomada e celebra a maior produção de arroz orgânico da América Latina.
“Apesar das perdas com as enchentes, com a resiliência e união, semeamos 2.850 hectares de arroz agroecológico e 800 hectares em conversão nos assentamentos de Viamão, Nova Santa Rita, Eldorado do Sul, Charqueadas, Guaíba, Tapes e São Gabriel”, informa o MST-RS em nota publicada no perfil do Instagram.
Em 2023, a Festa da Colheita do Arroz Agroecológico reuniu 4 mil pessoas. Além de assentados de todas as regiões do estado, o evento teve a presença de lideranças, autoridades e apoiadores da política de Reforma Agrária.
Serviço
- 22ª Festa da Colheita do Arroz Agroecológico.
- Data: quinta-feira, 20 de março de 2025.
- Horário: a partir das 9h.
- Local: assentamento Filhos de Sepé, Viamão (RS).
Relacionados
MST ocupa fazendas em AL e MS neste sábado e chega a 30 acampamentos no ‘Abril Vermelho’
Os trabalhadores rurais reivindicam que áreas do Grupo Bananeira e da JBS sejam destinadas para reforma agrária
‘Cidade de data centers’ no RS pode gastar mais energia que 40 milhões de pessoas
Maior complexo de infraestrutura digital da América Latina deverá ser erguido em município devastado pela inundação
Polícia prende motorista acusado por atropelamento de militante do MST no Recife
Identidade do condutor permanece sendo preservada pelas autoridades