ICL Notícias

MST vai lançar jogo que ilustra a trajetória de 40 anos da luta por reforma agrária

Pré-venda já está disponível no site da editora Expressão Popular
5 de dezembro de 2023

Por Brasil de Fato

Em comemoração aos 40 anos de fundação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a entidade lança no próximo dia 15 o jogo de tabuleiro ‘Rumo à Reforma Agrária Popular’, uma parceria com a organização Mundukide e a editora Expressão Popular.

“Esse jogo tem o objetivo de conhecermos, de nos aprofundarmos, de brincar, de olhar e se informar sobre a história do MST, jogando, brincando e fazendo parte da luta rumo à Reforma Agrária Popular”, afirma Rosmeri Witcel, da coordenação nacional do MST.

O objetivo do jogo é fazer com que os participantes alcancem a reforma agrária popular, sem deixar ninguém para trás e com o maior número de sementes possível para semear o futuro. Ao longo da partida, diversos obstáculos devem ser superados coletivamente para concluir o objetivo final.

O jogo é destinado a crianças a partir de 8 anos de idade, com número mínimo de três jogadores e máximo de seis.

Com o auxílio de um dado, as rodadas vão seguindo os rumos do tabuleiro. Em cada parte da trajetória do jogo, aparecem ilustrações com histórias do MST, que teve início com a união de camponeses sem-terra, no início da década de 1980, no Rio Grande do Sul, reivindicando reforma agrária.

As casas do tabuleiro mesclam os rumos que o movimento tomou ao curso do tempo, como a criação da primeira escola, a bandeira, o hino, criação de fundos de cooperação na produção de alimentos, entre outros marcos da história dessas quatro décadas.

O jogo será lançado no próximo dia 15 de dezembro e já está disponível para pré-venda no site da Expressão Popular.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail