Diferentes tipos de músicas podem mudar seu estado físico e mental.
Estudos tem se aprofundado neste assunto e graças aos resultados positivos, aplicativos têm sido criados para que tenhamos mais acesso a tipos específicos de sons e músicas que devemos utilizar, dependendo do objetivo que queremos alcançar.
- Nostalgia Neural: este termo é usado para as músicas que trazem lembranças especiais. Quando você ouve alguma música que lhe remete a memórias passadas agradáveis e significativas, seu corpo as reconhece e começa a liberar hormônios e substâncias que mudam, para melhor, o seu humor presente, Instantaneamente.
- Músicas Energéticas: este tipo de música deve ser usado ANTES de você ter que se concentrar em algo que requeira foco e concentração. As análises mostram que estas músicas aumentam as ondas Beta do cérebro, levando a um estado de alta performance. Um longo estudo feito, por 6 anos, pela NYU- Tandon- Escola de engenharia em Nova Iorque, pesquisava formas de aumentar a performance dos engenheiros. Compararam este tipo de música com o uso de café, aromaterapia, entre outras formas de estímulos e a música se mostrou mais efetiva. Perceba que muitos jogadores de tênis, nos campeonatos, quando descansam no banco, usam fones de ouvido. Este tipo de música os faz ter mais energia, aumentar a concentração e o foco.
- Binaural Beats (Batidas Bineurais): cada som é específico para o que você procura, como foco, relaxamento, dormir melhor e estímulo de criatividade. Existe uma seleção extensa disponível na internet e em aplicativos, para diferentes necessidades. Estes sons devem ser ouvidos de uma forma específica, para que os resultados sejam efetivos. Deve-se usar fones de ouvido, pois cada som tem que entrar por um ouvido. De um lado a nota chega mais alta e do outro mais baixa e o seu cérebro mistura as duas notas e forma uma terceira, que NÃO EXISTE. Só existe no seu cérebro. O mais fascinante é que você não precisa fazer nada, seu cérebro se incumbe do resultado. Um trabalho feito na Dinamarca mostrou os efeitos em pacientes sendo operados de catarata. Os que usaram as Batidas Bineurais, tiveram um relaxamento muito maior do que os que não usaram, abaixando ansiedade, medo e estresse dos pacientes.
A explicação por trás da atividade, mostra que nossas ondas cerebrais são atingidas com estes sons e formam um fenômeno chamado Brainwaves Entrainment (Sincronização de ondas cerebrais), proporcionando aumento cognitivo, diminuição de estresse, entre outros benefícios.
Por meio destas pesquisas, vemos que as terapias sonoras têm sido cada vez mais requisitadas em diferentes áreas, principalmente na melhor recuperação de pacientes debilitados em consequência de tratamentos longos, mostrando a efetividade destas práticas.
Músicas e frequências podem mudar seu estado físico e emocional, atuando na biologia do seu organismo. Nosso corpo se manifesta de diferentes formas para cada tipo de som. Esta ferramenta nos traz a oportunidade de obter mais equilíbrio emocional, aumentar performance e ter relacionamentos mais saudáveis.
Não tem custo e tem evidências, cada vez maiores, de seus grandes benefícios. Vamos aproveitar.
Depois de todas as teorias acima, te convido a fazer uma experiência para perceber como a música pode influenciar e mudar o seu estado físico e mental, agindo nas suas emoções.
Clique neste vídeo, feche seus olhos, relaxe e só ouça o conteúdo.
Compartilhe comigo, nos comentários, o resultado da sua experiência, vou adorar saber.
Grande abraço!
SAIBA MAIS:
Meditação garante bem-estar e permite a integração entre corpo e mente
Deixe um comentário