ICL Notícias

Lula afirma que Benjamin Netanyahu ‘está cometendo um genocídio’

Lula relembrou que foi o primeiro presidente da República brasileiro a ter visitado Israel, em março de 2010
28 de fevereiro de 2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na última terça-feira (27), comentou novamente sobre a guerra na Faixa de Gaza. Em entrevista ao jornalista Kennedy Alencar, na RedeTV!, Lula condenou o genocídio cometido por forças de Israel contra palestinos.

“O primeiro-ministro [Benjamin Netanyahu] está praticando um genocídio. É um dado histórico. O governo quer exterminar a Faixa de Gaza”, afirmou Lula.

Lula relembrou, ainda, que foi o primeiro presidente da República brasileiro a ter visitado Israel, em março de 2010, no final do seu segundo mandato. Antes, apenas o imperador Dom Pedro 2º havia passado por Jerusalém como governante do país.

“Eu fui o primeiro presidente da República a visitar o Estado de Israel, quando ninguém visitava. Eu fiz muitas reuniões com o povo judeu. Eu visitei Kibutzim. Nesta crise, eu fiz reuniões com famílias que tiveram familiares sequestrados e falei com líderes de países da região nos esforços de libertação dos reféns. Nunca misturo a atitude de um povo com as ações de um governante”, disse.

Lula defende representatividade na ONU

Na entrevista, o presidente Lula também defendeu que países de fora da Europa tenham mais representatividade na Organização das Nações Unidas. “A ONU perdeu referências. Os países grandes fazem o que quer. Não tem explicação ficar com a mesma geopolítica de 1945”.

Recentemente, a reforma de organismos multilaterais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), foi tema de uma reunião dos ministros das Relações Exteriores dos países membros do G20, grupo das 20 maiores economias do mundo, no Rio de Janeiro.

O tema foi sugerido pelo Brasil, como país que preside o grupo temporariamente até 30 de novembro deste ano. O evento foi uma prévia da reunião da cúpula do G20, que será em 18 e 19 de novembro, também no Rio de Janeiro, com a participação dos chefes de estado dos países.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail