Rival de Donald Trump na disputa interna do Partido Republicano para a corrida pela Casa Branca, em novembro, Nikki Haley obteve, no último domingo (3), a primeira vitória contra o ex-presidente americano nas primárias em Washington. O resultado, no entanto, não deve alterar o resultado da competição.
A votação na capital dos Estados Unidos durou três dias e foi encerrada às 19h do último domingo (3). Nikki Haley obteve 62,9% dos votos, contra 33,2% de Trump.
Nikki Haley, na última sexta-feira (1), visitou Washington em campanhas antes das primárias, ao contrário de seu adversário. A capital dos Estados Unidos envia 19 dos 2.429 delegados à Convenção Nacional Republicana, em julho, onde o candidato do partido é selecionado.
Donald Trump, no entanto, venceu as primeiras oito disputas de nomeação por margens significativas. Antes da vitória de Haley em Washington, tinha somente 24 delegados, e Trump, 244.
Nikki Haley

Nikki Haley no palco de sua campanha em Portland. Foto: Reuters
Ex-governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley é a única concorrente que ainda permanece na disputa contra o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após a desistência de outros candidatos.
Depois da confirmação da vitória em Washington, Haley sugeriu que não se sentia mais vinculada à promessa de apoiar o eventual candidato republicano na corrida para a Casa Branca. O apoio, no entanto, não foi descartado. Segundo a ex-governadora, ela não sabe se Trump seguiria a Constituição caso fosse eleito presidente.
“Super Terça”
Na próxima terça-feira, dia 5 de março, ocorre a tradicional “Super Terça”, quando 15 estados e um território realizam suas primárias ao mesmo tempo. O dia costuma ser decisivo nas primárias da eleição americana.
Relacionados
Trump isenta produtos de alta tecnologia de tarifas recíprocas
Isenções se aplicam em particular aos dispositivos eletrônicos importados da China
Em nova resposta a Trump, China eleva tarifas de produtos dos EUA para 125%
O presidente chinês, Xi Jinping, fez um apelo à União Europeia (UE) por uma resistência conjunta
Trump muda regras sobre chuveiros nos EUA: ‘Gosto de lavar meu lindo cabelo’
A medida revoga normas implementadas durante as administrações de Barack Obama e Joe Biden