ICL Notícias
Política

Glauber começa a apresentar ‘fraqueza e abatimento’ no 6º dia de greve de fome, diz Sâmia Bomfim

Deputado parou de se alimentar assim que a cassação do seu mandato aprovada pelo Conselho de Ética da Câmara na quarta-feira (9)
14/04/2025 | 13h44
carregando áudio...
00:00 / 00:00
1x

Por Gabriel Gomes

O deputado federal Glauber Braga entrou, nesta segunda-feira (14), no sexto dia de greve de fome diante do processo de cassação do seu mandato, aprovado pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados na quarta-feira (9). O processo trata do episódio em que o deputado foi abordado com provocações e ofensas à sua mãe, que estava doente, e retirou à força um militante do MBL (Movimento Brasil Livre), em abril de 2024.

A deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), esposa de Glauber, disse, em entrevista ao ICL Notícias, que o parlamentar começa a apresentar “um pouco de fraqueza e abatimento” após mais de cinco dias de greve de fome. “Ele ainda está bem de saúde, está sendo acompanhado por profissionais de saúde do departamento médico da Câmara e por uma equipe de médicos voluntários”. No final de semana, Glauber recebeu a visita de ministros do Governo Lula.

Glauber Braga permanece na Câmara dos Deputados desde que a Comissão de Ética aprovou sua cassação (Foto: Heloísa Villela)

“Os exames estão bons, mas ele começa a apresentar algum abatimento e um pouco de fraqueza, afinal de contas, está entrando no sexto dia somente ingerindo água, isotônico e soro fisiológico. O corpo já começa a demonstrar alguma fraqueza e já perdeu peso, mas nós estamos acompanhando para que ele fique bem”, diz Sâmia Bomfim.

Na última semana, Sâmia revelou ao ICL que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) não responde a nenhuma ligação de parlamentares que defendem a manutenção do mandato de Glauber desde a manhã do dia em que o Conselho de Ética aprovou o relatório contrário ao deputado. Até o momento, a situação não mudou.

“Não houve nenhuma novidade, eu tive esse relato também de alguns veículos de imprensa que estão buscando e ele não dá nenhum retorno. Eu espero que, daqui para frente, essa situação mude, porque o Glauber está nas dependências da Câmara. Há outros colegas, deputados e lideranças que estão tentando buscar uma solução. A gente vai tentar, aos poucos, construir essa articulação política que, evidentemente, precisa do Hugo Motta para que tenha uma resolução geral”, afirma Sâmia Bomfim.

Solidariedade a Glauber Braga

Movimentos populares e apoiadores do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) realizaram, neste domingo (13), na Câmara dos Deputados, em Brasília, um ato em solidariedade ao parlamentar. Nesta segunda-feira (14), artistas, sambistas e amantes do samba farão uma roda aberta na Câmara, às 19h, em defesa do mandato de Glauber.

“É uma forma de reunir pessoas, apoiadores, celebrar a cultura do qual o Glauber era bastante apoiador e dizer para ele que ele não está sozinho. É uma demonstração de solidariedade importante até para dar força e apoio psicológico a ele, e claro, reunir as pessoas que estão dispostas a ir à Câmara mostrar que estão junto com ele”, diz Sâmia Bomfim.

Glauber Braga também recebeu neste domingo a visita do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, do secretário Nacional de Juventude, Ronald Sorriso, representantes da Confederação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs-CUT) e um grupo de crianças e pais da Escola da Árvore, de Brasília. O deputado distrital Fábio Felix (PSOL-DF), a deputada federal Erika Kokay (PT-DF) e o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), além do ator Marco Nanini, também visitaram Braga.

No final de semana, Glauber recebeu a visita de ministros do Governo Lula. (Foto: Ascom/ Sâmia Bomfim)

“Todos eles estão muito solidários e reafirmam a importância da manutenção de um mandato popular e também que se trata de um processo injusto, desproporcional e de uma perseguição. Estão dispostos a tentar ajudar a criar uma interlocução com as lideranças da Câmara, com o presidente da Câmara, para buscar uma alternativa diante dessa punição injusta e desproporcional”, ressaltou Sâmia.

Segundo Sâmia, haverá, nesta semana, um calendário de atividades que serão realizadas na Câmara em solidariedade a Glauber Braga. Ocorrerão atos de movimentos e entidades dos direitos humanos, sindicalistas e estudantes, além da visita de artistas, políticos e personalidades.

Processo na Comissão de Ética

Em abril de 2024, o deputado retirou à força um integrante do MBL que ofendeu a mãe de Glauber, então hospitalizada e que viria a falecer no mês seguinte. Em agosto, o episódio foi examinado pelo Conselho de Ética e recebeu parecer de admissibilidade do relator do caso, Paulo Magalhães (PSD-BA).

Glauber

Ato realizado no mesmo plenário que aprovou a cassação do mandato. (Foto: Eduardo Dias/ Mandato Fábio Felix)

O parecer foi aprovado na quarta-feira (9). O requerimento foi aprovado por 14 votos contra 4. Depois, Glauber fez o anúncio da greve de fome. O processo ainda precisa passar pelo plenário da Câmara.

A decisão de iniciar a greve de fome partiu exclusivamente de Glauber Braga. Como gesto de apoio, a deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP), de 90 anos, anunciou que também vai aderir ao ato do colega de partido.

*Com Brasil de Fato

Relacionados

Carregar Comentários

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail