O texto hindu “Bhayavad Guita“, é o mais importante texto védico, a raiz do yoga e a essência de toda espiritualidade. Este guia prático de como viver melhor e se iluminar lista seis opulências do ser humano: conhecimento, fama, dinheiro, beleza, força e renúncia.
Às vezes, quando conhecemos alguém, nos sentimos atraídos por uma única opulência da pessoa e isto pode nos influenciar tanto a ponto de nos convencer prematuramente que estamos encantados ou até mesmo apaixonados por esta pessoa.
Isto é gerado pelo Efeito Halo, que é um viés cognitivo que ocorre quando uma pessoa analisa e julga a outra com base em uma única característica ou um único traço. Por exemplo, quando uma pessoa é atraente, é mais fácil as pessoas atribuírem outras características positivas a ela, como inteligência, bondade ou sagacidade. Este efeito Halo é chamado estereótipo da atratividade.
Uma pesquisa mostrou que professores avaliam alunos atraentes de forma mais positiva e garçons considerados atraentes recebem gorjetas mais generosas.
Quando conhecemos alguém que nos atrai ou mesmo uma pessoa que julgamos bonita, podemos fazer suposições inconscientes de que ela também seja rica, bondosa ou simpática e isto pode influenciar nosso julgamento por ela.
Também cometemos erros de atribuir qualidades às pessoas com base em suas habilidades. Presumimos que uma médica seja acolhedora, um gerente organizado, um padre compreensivo ou uma professora atenciosa.
Mas como evitar o Efeito Halo?
A única forma de saber as reais qualidades da pessoa é passar tempo com ela, convivendo e a observando. Seja na área profissional ou amorosa. Somente com a convivência real podemos formar um perfil íntimo e profundo de alguém, para assim conseguir perceber se queremos que esta pessoa faça parte da nossa vida ou não.
Grande abraço,
SAIBA MAIS:
Deixe um comentário