ICL Notícias

Nova onda de calor vai elevar temperatura para 40ºC em oito estados

Segundo o Climatempo, as temperaturas podem ficar 5ºC acima da média
12 de dezembro de 2023

Como já foi anunciado pelos institutos de meteorologia, uma nova onda de calor vai afetar o Brasil, o que fará com que os termômetros se aproximem dos 40ºC em pelo menos oito estados a partir da próxima quinta-feira, 14. O fenômeno marca o período final da primavera e termina no dia 20 de dezembro, próximo ao começo do verão, no dia 22. A informação é do Climatempo.

Segundo a empresa, as temperaturas podem ficar 5ºC acima da média em regiões do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Bahia, Minas Gerais e São Paulo. Será a sexta onda de calor consecutiva em 2023, que em julho atingiu temperaturas recordes para o mês. O calor ficou ainda mais intenso em agosto, setembro, outubro e, mais recentemente, novembro.

Apesar de a onda de calor não abranger o início da estação mais quente do ano, é esperado que no verão os termômetros registrem o aumento das temperaturas em diversas regiões do Brasil, sem atingir novos recordes de calor.

Segundo o MetSul, clima mais quente será causado por uma massa de ar que se instalará sobre o Norte da Argentina e do Paraguai. Com isso, Estados do Centro-Oeste serão os primeiros a sentir a onda de calor, que atingirá posteriormente a região sudeste.

A previsão ainda aponta para que a chuva persista, mas com menos intensidade, nos Estados da região sul. Ainda que Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul não sejam afetados pela onda de calor, as cidades podem registrar temperaturas mais altas

O país também permanece sob influência do El Niño, fenômeno que aquece as águas dos oceanos e provoca chuvas na região Sul e tempo seco nos Estados do Norte do Brasil.

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail