ICL Notícias

Novembro, penúltimo mês do ano, terá tempo chuvoso em grande parte da região Sudeste, Goiás, centro-leste do Mato Grosso, Acre, Roraima, noroeste e sudeste do Amazonas. Nessa faixa, podem ocorrer chuvas acima da média. No Rio Grande do Sul, a previsão é que as chuvas sejam na faixa normal, com apenas algumas localidades acima da média, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Metereologia).

Já no Nordeste, centro-norte do Pará, Amapá, Roraima, sudoeste do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso estão previstas chuvas próximas e abaixo da média. A previsão de pouca chuva para o nordeste da Amazônia e grande parte da região Nordeste aponta para uma redução dos níveis de umidade no solo, principalmente nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, o que pode dificultar a agricultura nesses locais.

Chuvas acima da média podem recuperar umidade do solo (Foto: Agência Brasil)

Chuvas recuperam umidade do solo

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, ocorre o oposto. O mês será marcado pela recuperação dos níveis de umidade no solo, devido a previsão de chuvas mais regulares que irão favorecer o plantio e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.

A previsão indica que as temperaturas estarão da média em quase todo o Brasil, com possibilidade de ocorrência de dias de muito calor, principalmente em áreas do norte das regiões Norte e Nordeste, onde as temperaturas médias poderão ultrapassar os 28 °C.

Em algumas localidades do leste da região Sudeste e região Sul, são previstas temperaturas próximas ou ligeiramente abaixo da média, devido a ocorrência de dias consecutivos com chuva que podem amenizar a temperatura.

 

SAIBA MAIS:

Corredor de umidade causa chuvas intensas no Norte, Centro-Oeste e Sudeste; veja previsão

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail