O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama manifestou nesta sexta-feira (26) apoio à pré-candidatura da democrata Kamala Harris à Casa Branca.
A atual vice-presidente norte-americana se tornou o provável novo nome do Partido Democrata para disputar a presidência após a desistência do presidente Joe Biden.
Obama e Kamala publicaram nesta manhã o mesmo vídeo em seus perfis na rede social X (antigo Twitter). No vídeo, Kamala recebe uma ligação de Obama e sua esposa, Michelle.
“Isso será histórico”, diz Michelle no vídeo. Kamala respondeu dizendo que o apoio e a amizade do casal significam muito.
“Nós ligamos para dizer que Michelle e eu não poderíamos estar mais orgulhosos em apoiar você e vamos fazer tudo o que nós pudermos para que você passe por essa eleição, e chegue ao Salão Oval (gabinete do presidente dos EUA)”, declarou o ex-presidente.
Obama: “Uma presidente fantástica”
Em sua publicação nas redes sociais, Barack Obama sugeriu que a conversa entre os dois teria acontecido há alguns dias e afirmou que Kamala seria “uma presidente dos EUA fantástica”. Essa foi a primeira vez que Obama apoiou Kamala publicamente.
It means so much to have your endorsements, @MichelleObama and @BarackObama.
Let’s get to work. pic.twitter.com/rAuTyIlCai
— Kamala Harris (@KamalaHarris) July 26, 2024
Eleições
A eleição dos Estados Unidos está marcada para 5 de novembro. O ex-presidente Donald Trump já teve o nome confirmado pelo lado do Partido Republicano.
Apesar de Kamala ser a provável indicada pelo Partido Democrata, ela deve disputar a nomeação com o senador Sherrod Brown. O candidato oficial será definido em uma convenção em Chicago, marcada para 19 de agosto.

Ex-presidente registrou nas redes sociais apoio à candidatura da vice-presidente Kamala Harris (Foto: Casa Branca)
De acordo com o levantamento realizado pela Associated Press, Kamala já teria o número suficiente de delegados para ser nomeada a candidata à Casa Branca, tendo atingido a marca de 2.579 delegados — são necessários 1.976 para a nomeação.
SAIBA MAIS:
‘Swing state Belford Roxo’ e ‘Kamala vs Paes’: cariocas fazem graça com eleições nos EUA
Nova pesquisa para eleição nos EUA: Kamala tem 44% e Trump, 42%
Relacionados
O bom combate
Os americanos sob Trump pagarão um preço na sua reputação internacional
‘Luta pela liberdade vai exigir muito trabalho’, diz Kamala, em primeira fala após derrota
Democrata falou para multidão na Universidade Howard, em Washington