ICL Notícias
País

Obra para implantar tirolesa do Pão de Açúcar seguirá parada, decide TRF2

Obras tiveram início de forma irregular, antes da apresentação ao Iphan do projeto executivo, afirmou, em junho, relator do processo no TRF2.
30/09/2023 | 09h00

Por maioria, desembargadores do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) decidiram manter a decisão provisória da Justiça Federal do Rio de Janeiro que, na prática, impede que continuem as obras de implantação da tirolesa no Pão de Açúcar.

Os magistrados deliberaram ao analisar o mérito de um recurso apresentado pela concessionária que administra o bondinho no cartão postal carioca. Na primeira instância, a liminar foi concedida em ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal.

De acordo com o órgão, o empreendimento modifica a paisagem cultural e traz dano irreversível ao patrimônio geológico nacional. O mérito dessa ação ainda será julgado pela Justiça Federal do Rio de Janeiro.

Em junho, o relator do recurso decidiu manter a decisão da primeira instância até o julgamento da turma de desembargadores. Na época, a liminar suspendeu a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para as obras.

Na decisão, o relator observou que as obras tiveram início de forma irregular, antes da apresentação ao Iphan do projeto executivo e, portanto, antes da sua aprovação pelo Iphan.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail