A terceira onda de calor do ano começa a perder força a partir da sexta-feira (21), amenizando as altas temperaturas registradas no Rio de Janeiro, Espírito Santo, leste de São Paulo e parte de Minas Gerais. O bloqueio atmosférico, que contribui para a formação da onda de calor, fica menos intenso no Sudeste, fazendo com as nuvens se formem com mais facilidade.
Embora a previsão é de que a onda de calor só se dissipe a partir da segunda-feira (24), de acordo com o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), as temperaturas devem começar a diminuir devido à nebulosidade. A sensação de calor se abranda e podem ocorrer pancadas de chuva.
Veja onde a onda de calor ainda tem força
Apesar de a onda de calor estar perdendo força, em algumas capitais do país, as temperaturas ainda permanecem acima dos 30 °C. Segundo o Inmet, as maiores temperaturas na sexta-feira (21) estarão no Sudeste, Centro-Oeste e Norte:
- Rio de Janeiro (RJ): 38 °C.
- Cuiabá (MT): 36 °C.
- Goiânia (GO): 36 °C.
- Campo Grande (MS): 34 °C.
- Boa Vista (RR): 33 °C.
- Vitória (ES): 33 °C.

Mesmo com menos calor, é importante manter o consumo de água (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Chuvas voltando
Na sexta-feira (21), São Paulo volta a ter risco de pancadas de chuvas isoladas na parte leste do Estado, incluindo a capital. No litoral, começa a chover mais forte no sábado (22), principalmente no litoral sul e na Baixada Santista. Nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo estão previstas chuvas isoladas.
Na região Sul, Florianópolis e Curitiba são as capitais em que podem ocorrer temporais a partir de sexta-feira (21). Em cidades do leste de Santa Catarina, está prevista chuva com queda de granizo.
A chuva pode ser fraca no Centro-Oeste, onde o bloqueio atmosférico ainda te mais força, o que dificulta a formação de nuvens carregadas. Há possibilidade de chuva no norte de Mato Grosso, Cuiabá e oeste de Mato Grosso do Sul.
Em relação ao Norte, as capitais que terão mais volumes de chuvas nesta sexta-feira (21) são: Belém, Macapá, Manaus, Boa Vista e Porto Velho. Segundo o Inmet, em áreas do Pará e Amazonas, o volume total de chuva pode ser de 50 a 100 milímetros.
No Nordeste, áreas do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte podem ter um volume de chuva de até 50 milímetros em 24 horas. Em Natal, João Pessoa, Salvador e Aracaju, devem ocorrer chuvas leve e ventanias. As rajadas de vento também ocorrem em todo a região norte litorânea da região.
Relacionados
Previsão do tempo: Frente fria avança e temporais marcam algumas regiões essa sexta
Uma frente fria no Sudeste e alertas de temporais no Sul e Centro-Oeste definem o cenário climático desta sexta-feira
Previsão do tempo: Mais um dia de fortes chuvas em várias regiões do Brasil
Novamente o dia será dominado por chuvas em praticamente todas as regiões do país
Previsão do tempo: Chuva forte atinge várias regiões do Brasil nesta segunda-feira
Temporais em várias regiões do Brasil no dia de hoje, confira a sua!