ICL Notícias
País

ONG pede a construção de monumento em homenagem às crianças vítimas de violência no RJ

ONG Rio de Paz se reuniu com a secretária de Meio Ambiente e Clima da Prefeitura do Rio, Tainá de Paula (PT)
11/01/2025 | 09h08

Por Tempo Real RJ

A ONG Rio de Paz e a secretária de Meio Ambiente e Clima da Prefeitura do Rio, Tainá de Paula (PT), se reuniram nesta última quinta-feira (9), no gabinete da petista. Durante o encontro, membros da organização pediram a construção de um monumento na Zona Sul da cidade em homenagem às crianças vítimas de violência, após a retirada do mural na Lagoa, a pedido do prefeito Eduardo Paes (PSD).

O encontro foi proposto ao Rio de Paz pela secretária, que prometeu levar a proposta ao prefeito. No entanto, a volta das fotos das crianças ao memorial na Lagoa ainda é uma demanda da organização, e também foi pedida durante a reunião.

ONG Rio de Paz

A proposta levada pelo Rio de Paz e parentes das crianças é que as imagens permaneçam no local e sejam retiradas somente quando o monumento ficar pronto, sob a justificativa de que as placas colocadas em homenagem aos policiais mortos, no mesmo local que estavam as fotos das crianças, não foram removidas pela prefeitura.

Rio de Paz e parentes das crianças pedem que as imagens permaneçam no local e sejam retiradas somente quando o monumento ficar pronto

“As fotos têm que voltar para o memorial. O prefeito disse que tirou as fotos porque nós não havíamos solicitado a fixação daquelas fotos na Lagoa. Acontece que nós também não pedimos autorização para fixar os nomes dos policiais assassinados, e ele deixou os cartazes dos policiais e tirou as fotos das crianças. Ele está emitindo uma nota ao seu eleitorado, para o morador de favela: a vida do policial tem mais valor do que a vida do morador de comunidade. E o mais importante: as mães estão interpretando assim”, disse o fundador da ONG, Antonio Carlos Costa.

“Tivemos um debate sobre a criação de um memorial, algo organizado que, claro, respeite os familiares vítimas de violência, tanto dos policiais quanto dos moradores dos territórios de favelas e periferias. Vamos encaminhar o pedido de criação do memorial das vítimas da violência, das crianças executadas no Rio de Janeiro, ao prefeito Eduardo Paes e todas as instituições e organizações que quiserem somar a essa iniciativa”, disse Tainá de Paula.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail