ICL Notícias
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

Uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal prendeu três suspeitos de usar Inteligência Artificial para aplicar golpes. O grupo alterava vídeos e áudios de famosos para anunciar falsas promoções.

Operação

A operação, batizada de “Voiceover”, cumpriu mandados de prisão temporária e quatro mandados de busca e apreensão em Taguatinga e Águas Claras, no Distrito Federal, na noite de quarta-feira (15).

Os suspeitos são Gustavo Cardoso Marques, de 22 anos, João Victor Gomes, de 23 anos, e Kauã Moura Calçado, de 20 anos. Segundo a polícia, o grupo mantinha um escritório onde manipulava as imagens e exibia carros importados e relógios caros nas redes sociais.

Um dos famosos que teve a imagem alterada pela organização criminosa foi o apresentador Marcos Mion

Um dos famosos que teve a imagem alterada pela organização criminosa foi o apresentador Marcos Mion. Em um vídeo manipulado pela quadrilha, Mion faz uma propaganda falsa para a marca do Outback.

Golpe

O grupo modificava a imagem e o áudio de vídeos reais de artistas para anunciar falsas promoções. Ao clicarem no anúncio, as vítimas eram direcionadas para sites falsos para concluírem o pagamento de um “voucher promocional”. Os suspeitos usavam criptomoedas para lavar o dinheiro.

De acordo com a polícia, há vítimas em todo o país. Em apenas quatro dias, 27 pessoas denunciaram o golpe. Os suspeitos devem responder pelos crimes de fraude eletrônica, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Em nota enviada ao site G1, o Outback informou que “alerta permanentemente os consumidores sobre golpes que se utilizam do nome da marca para divulgar promoções inexistentes nas redes sociais”.

Pergunte ao Chat ICL

[mwai_chatbot id="default" local_memory="false"]

Relacionados

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail