Um dos papamóveis do falecido papa Francisco está sendo adaptado para funcionar como uma clínica móvel de saúde voltada ao atendimento de crianças na Faixa de Gaza. A iniciativa cumpre um dos últimos desejos do pontífice e foi anunciada pela mídia oficial do Vaticano neste domingo (4).
O veículo foi utilizado por Francisco durante sua visita à Terra Santa em 2014 e agora está sendo equipado com instrumentos médicos de diagnóstico e emergência. A ação busca atender jovens pacientes em uma região onde o sistema de saúde foi gravemente afetado pela ofensiva militar israelense.
O projeto foi confiado à Caritas Jerusalém pelo próprio papa, ainda em vida, e está sendo apoiado por diversas organizações humanitárias. Peter Brune, secretário-geral da Caritas Suécia, destacou à Vatican News a importância da iniciativa: “Esta é uma ação concreta e essencial em um momento em que o sistema de saúde em Gaza praticamente colapsou”.

Igreja da Santa Família, em Gaza, que abriga uma pequena comunidade cristã a qual o papa Francisco era próximo (Foto: Reprodução)
Como funcionará o papamóvel
A clínica móvel contará com testes rápidos para infecções, vacinas, ferramentas de diagnóstico, kits de sutura e uma equipe médica especializada. A Caritas pretende levar a unidade até comunidades sem acesso a serviços de saúde, assim que a entrada de ajuda humanitária em Gaza for possível.
“Não se trata apenas de um veículo”, afirmou Brune. “É uma mensagem de que o mundo não esqueceu das crianças de Gaza”.
A Faixa de Gaza abriga uma pequena comunidade cristã. Segundo o Vaticano, durante grande parte do conflito iniciado em outubro de 2023 — após ataques do Hamas ao sul de Israel — o papa costumava ligar quase diariamente para a Igreja da Sagrada Família, em Gaza.
O papamóvel utilizado na visita de 2014 permaneceu na região após o retorno do pontífice ao Vaticano. Um conclave para escolher o novo papa está marcado para começar em 7 de maio.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
‘O povo israelense tem despertado para as atrocidades perpetradas em Gaza’
Fundador do Israelis for Peace fala sobre o ataque à Flotilha da Liberdade e sobre como israelenses têm visto a guerra Israel-Palestina
Hackers declaram apoio à Palestina em sites de prefeituras de Minas
Grupo cobra ação mais firme do governo contra a guerra
A paz do Papa Leão XIV: É possível a paz nas condições atuais?
Ousamos, na esperança, colocar algumas precondições que tornariam, de algum modo ou por momentos, a paz alcançável