Os republicanos, partido que elegeu na quarta-feira (6) Donald Trump para o segundo mandato, obteve maioria no Senado. O Partido Republicano conseguiu chegar a 51 senadores pela primeira vez em quatro anos, desde a derrota de Trump para o democrata Joe Biden em 2020.
Os republicanos tinham conquistado 38 cadeiras, que não estavam em disputa nas eleições deste ano. Com mais 13 senadores eleitos, chegam à maioria dos 100 representantes. O Partido Democrata tem, no momento, 41 cadeiras ocupadas, das quais 28 já estavam com os democratas.
O Congresso dos EUA se divide entre a Câmara, que renova os 435 deputados, e o Senado, onde há 34 vagas em disputa em 2024. O resultado das eleições de 5 de novembro é decisivo para a governabilidade das as próximas eleições para o Congresso em 2026.
Vantagem republicana no Senado pode aumentar
O atual governador do Partido Republicano da Virgínia Ocidental, Jim Justice, superou o ex-prefeito Glenn Elliott. Ambos disputavam a vaga de Joe Mancini e votava como independente ao lado dos democratas no Senado. O republicano Bernie Moreno, nascido na Colômbia, conseguiu mais uma cadeira no Senado em Ohio, vencendo o democrata Sherrod Brown, no cargo desde 2007.
As vitórias de Justice e Moreno reverteram a vantagem do Partido Democrata 51–49 no Senado. Essa maioria pode aumentar, com vitórias consideradas possíveis nos estados de Montana, Wisconsin e Pensilvânia.
Cenário ainda indefinido na Câmara
Enquanto o Senado teve definição rápida, o cenário é menos claro na Câmara, onde os republicanos detêm uma estreita maioria de 220 a 212 votos, do que no Senado. Com pelo menos 200 assentos seguros para cada partido, o lado vencedor terminará provavelmente com uma maioria estreita que poderá dificultar o governo.
As disputas acirradas nos estados fortemente democratas de Nova York e Califórnia podem determinar o controle da Câmara. O resultado ainda deverá demorar vários dias por causa da Califórnia, que adota medidas que prolongam a contagem.
SAIBA MAIS:
Heloisa Villela: Insatisfação dos americanos levou à vitória de Trump
Deixe um comentário