Enquanto atores antibolsonaristas se posicionam contra a ditadura e utilizam a hashtag #DitaduraNuncaMais, observa-se a passividade de dois agrupamentos específicos sobre o tema: o governista (o próprio Lula não se manifestou) e o bolsonarista (atores centrais deste agrupamento também não citaram o tema).
Nesse ambiente, a pauta é “controlada” por não-polarizados, que repudiam o golpe militar. Entretanto, o potencial ponto de desgaste contra Lula não se concretizou nesta data: o volume de menções ao presidente arrefeceu entre os dias 30 e 31 de março, ainda que houvesse uma expectativa — acompanhada de descontentamento — por parte do antibolsonarismo face ao silêncio do palácio do Planalto nesta data.

Entre as imagens que mais geraram engajamento no X no dia 31, destaque para declarações de Dilma, lembrança de pessoas torturadas e ataques contra Mourão. Em menor volume, bolsonarista usa fala de Bolsonaro no Jornal Nacional em 2018 para enaltecer o golpe
No dia 31/03, o termo DITADURA gerou 1,2 milhões de interações, enquanto o termo REVOLUÇÃO gerou 65 mil interações no Instagram/ Facebook. O mesmo predomínio da abordagem antibolsonarista ao tema se repetiu no X: apenas quatro das 50 principais publicações sobre o tema partiram do bolsonarismo ao relativizar o golpe.
No entanto, o principal post em alcance foi promovido pelo senador General Hamilton Mourão. Com mais de 2,6 milhões de visualizações naquele dia, Mourão enalteceu a data e atiçou a ira de atores antibolsonaristas.
Ainda assim, seja na publicação do senador ou nas menções ao tema de maneira geral, o domínio foi de atores de esquerda: PROFESSOR, JORNALISTA, HISTÓRIA, DEMOCRACIA, JUSTIÇA, ADVOGADO e PETISTA estão entre os termos mais registrados nas bios dos usuários que se engajaram com a pauta. Não houve indícios de um engajamento maciço e planejado do bolsonarismo neste tema.
LEIA TAMBÉM
Ministros criticam ditadura e defendem democracia nos 60 anos do golpe militar
Vítimas da tortura relembram violência covarde sofrida na ditadura militar
Relacionados
Deputada aciona MP contra Clube Militar após evento de comemoração do golpe de 64
Natália Bonavides (PT-RN) acionou o MPF e o MPM por apologia ao golpe de Estado; 'Deboche escancarado', diz a deputada
‘Meu pai ajudou a criar o SNI nos primeiros momentos da ditadura’
Diferente do pai, o advogado José Silvio Jacome se define como progressista, brizolista e vota no PT
1° de abril: para não deixar de lembrar
A retórica na ponta do fuzil é um argumento difícil de ser contestado